Médico confronta secretário Carlos Lula e diz que ele afronta a inteligência dos maranhenses

Por Joel Júnior

Hoje fui surpreendido ao ler, na solidão do meu confinamento, longe da minha família, o artigo do advogado e secretário de saúde do Maranhão, o Dr. Carlos Lula, a cerca do lockdown que a “justiça” decretou na Ilha. Achar que o fato de o Maranhão ser o primeiro a decretar o lockdown é “vanguardismo rotineiro dos maranhenses” é uma afronta à inteligência de qualquer pessoa, um desrespeito sem tamanho, para não dizer má-fé sofista. Já havia dito em algumas oportunidades que este não seria o momento para chamar à razão os verdadeiros responsáveis, que isso se faria ao final dessa tragédia, mas tudo tem limite, inclusive minha paciência.

O raciocínio, caro secretário, é exatamente o oposto. Fomos os primeiros a decretar lockdown porque talvez sejamos os últimos em boas práticas de gestão, em investimento e em estratégia.

Ao longo dos anos, vimos os leitos do SUS reduzidos, unidades saúde foram fechadas na capital e nos interiores, os profissionais de saúde desrespeitados, sem terem uma “cena segura” para trabalharem. Sem um contrato digno, sem plano de carreira. Sem, sequer, o direito a férias ou ao adoecimento.

 

Uma busca rápida na internet nos mostra inúmeras reportagens e estudos que mostram a deficiência dos leitos de uti no Maranhão (como podemos ver na imagem da matéria de MAIO DE 2016) até mesmo para situações normais, imagina para uma situação atípica e avassaladora como a que estamos vivendo.

Para exemplificar isso, uma situação se faz sintomática. A residência médica em Medicina intensiva do Hospital Universitario já abriu e já fechou vagas por falta de candidatos, isso demonstra a falta de interesse dos colegas para com uma área tão negligenciada pelo poder público ao longo dos anos.

Entrando na seara municipal, a atenção básica em São Luís tem menos de 50% de cobertura, é isso agora cobra um preço cruel, afinal as síndromes gripais leves poderiam e deveriam ser atendidas nessas unidades, bem estruturadas e com equipes completas. Orientações e/ou medicações valiosíssimas neste momento deveriam estar disponíveis para distribuição gratuita e desburocratizada para a população. O que, por óbvio, contribuiria para que muitos pacientes não evoluíssem para casos graves e desembocassem no gargalo intensivo da morte.

Hoje os principais atores da gestão pública enaltecem as equipes de profissionais de saúde, porém ao passar a crise, voltarão a nos tratar com o mesmo desprezo e desrespeito que vêm fazendo ao longo dos anos, pois, como diria Augusto dos Anjos, “a mão que afaga é a mesma que apedreja”!

Por fim, solidarizo-me com todas as famílias que perderam seus entes queridos e sequer puderam chorar seu velamento. Solidarizo-me, ainda, com os profissionais de saúde, que, apesar de não serem heróis, de terem seus medos e angústias, encaram essa situação com uma verdadeira lição de profissionalismo e altruísmo.

Com muita fé, tudo isso irá passar, mas não esqueceremos que mais à frente os atores principais deverão ser chamados à razão. E que um verdadeiro ciclo de vanguardismo possa se estabelecer no Maranhão.

77 thoughts on “Médico confronta secretário Carlos Lula e diz que ele afronta a inteligência dos maranhenses

  1. Concordo plenamente. Carlos Lula está mudo na pandemia, ele é apenas um advogado que defendeu Flavio Dino. Judicializou a pandemia por incompetência técnica. Lamentável. Excelente artigo.

  2. Parabéns Dr. Joel. É a maior e Pior das aberraçoes (dentre outras) desse governo comunista ter um advogado a frente de uma pasta tão importante. Eu imagino se isso fosse no gov federal, o governador FD, já estaria rouco de tanto gritar que seria incompetência do gov Bolsonaro. Eita Maranhão sem sorte.

  3. Excelente e verdadeiro, esse texto escrito por esse jovem médico o cardiologista Dr Joel Júnior, enquanto uns se entregam de corpo e alma, outros como gestores ficam a quererem brincar com a falta de conhecimento da maioria do nosso povo, mas vamos vencer essa sem eles, parabéns em tentar abrir a cabeça do povo sofrido do Maranhão..

  4. Muito triste, pois é uma doença silenciosa e assintomática. Alerta a pequenos sintomas como falta de paladar, olfato e dores na região do quadril. Preciso alertar e medicar imediatamente. Sra governantes vejam com amor a saúde e na sequência a educação. O povo precisa de mais empatia.

  5. Parabéns! Dr. Joel, pela capacidade eloqüente de externar o q muitos pensam e sentem, ouvindo e vendo o q REALMENTE temos vívido na Saúde do Maranhão, pois o Governador equipou a saúde do Maranhão com advogados e boas defesas e boas equipes de mídias. Deixando a realidade da saúde do marenhense sempre em segundo plano.

  6. Matéria política! Joel quer aparecer nesse momento realizando um confronto! Deveria ter dito que você é candidato a Deputado! Tem pretensão política em Pinheiro! Quanto ao Lockdown, é um mal necessário para o enfrentamento! A população ainda nas ruas, andando para lá e para cá, achando que nada acontece! Lana península, onde você mora, observe pela sua varanda à beira-mar! Seu discurso é político, de alguém que quer chamar a atenção e ter alguma mídia! Errou feio Joel! Você é melhor como Cardiologista! Abs!

  7. Muito bom o texto e esclarecedor.
    Neste governo tudo é normal para eles até um gestor que nunca administrou sequer um hospital. Uma pena essa situação.

  8. O povo pagando por incompetência desses gestores,nunca tivemos UTIs,as pessoas morrendo em corredores dos hospitais e isso sempre foi de conhecimento dos nossos gestores,agora querem pagarem de heróis porque estão correndo atrás das MERDAS que eles mesmo são culpados .Deveriam é sem processados por tantos óbitos que eles carregam nas costas .Hipocritas desonestos !

  9. Será que o Brasil tem q ficar no primeiro lugar na fatídica lista de país com maior falecimento por cov19…para tomem conciencia q ha melhor medida preventiva é isolamento!! Olhem já estamos no 2do no mundo..

  10. Não é fato isso que ele falou? A saúde no Maranhão sempre foi precaria. E advogado secretário de Saúde? Será que não tem um profissional da saúde comunista para esse cargo?

  11. Parabéns Joel!
    A classe médica maranhense tem orgulho em tê-lo a frente de temas como esse, que merecem um enfrentamento de alguém com o seu preparo e sua coragem.

  12. Nunca entendi a causa de vários hospitais terem sidos fechados, considerando que o Maranhão sempre foi carente de vagas nos hospitais públicos. Muitos dos interiores recorrem para a capital e para outros estados. Em vez de melhorar a qualidade dos atendimentos dos hospitais, eles simplesmente foram fechados.

  13. Não conheço Dr. Joel, mas politixa é um direito do cidadão, competência é um dever do gestor. Ele está certíssimo, ponto de bista politico e médico. Parabéns

  14. O resultado da birra política desses governadores esquerdopatas com o governo federal só serviu para causar muito mais vítimas fatais, a grande prova disso é só checar as estatísticas com outros estados, as diferenças são abissais.

  15. E verdade tudo isso que o senhor falou o governador acha que somos.burros.e ainda usa o juiz pra confirmar o loxkdown. Mas todos sabemos que é ele muito bom o que o senhor faloi

  16. A melhor medida é investir na prescrição que está dando certo é impedindo ,quando aplicada na forma inicial a Azitromicina e a hidrocloroquina não estaríamos passando por essa incompetência associada a falta de investimentos na medicação.

  17. Vocês são os verdadeiros heróis nessa história além de ganharem pouco sao heróis, vcs médicos enfermeiros alias todos vocês merecem nosso amor nosso carinho de coração. Sei que existem médicos que querem ser muitas estrelas mas que as vezes realçam os pacientes, mas nessa pandemia que estamos vendo os verdadeiros profissionais da área de saúde. Em.sevtratanfo da saúde de Maranhão mim lembro da Operação Pegador da Polícia Federal, foi muito desvio de verbas…nao preciso falar mas nada por exemplo uma enfermeira ganhar 2.000,00 ou 2.500,00 é muita humilhação, enquanto a saúde fica jogada as traças.

  18. Papada de Porco passa dia e noite criticando Bolsonaro… Então, cadê o “quadro técnico” do secretariado? O secretário, “bbf” do rolha de poço, tá mais perdido que filho da puta em dia dos pais. Arranjaram esse lockdown manipulando MP e Judiciário. Mas, Papada de Porco pode nomear amigo e interferir nos outros poderes, né? Nesse estado amaldiçoado pela ganância de políticos hipócritas, a única coisa que cresceu foi o índice de massa corporal do comedor de mocotó.

  19. O governo do MA na vanguarda de tudo o que é ruim, agora resolve trancar SLZ. Vai funcionar sim, magrinho comunista. Jogar a solução do problema pra frente foi uma ideia “jeniau”. Ainda mais com um secretário que nem médico é. E quer ter alguma petulância em criticar o governo federal.

  20. Foi perfeito. Primeiro erro é colocar uma pessoa que não é da saúde para ser secretario. Infelizmente isso é política. Infelizmente não temos bem secretário de saúde na capital e no estado. Se não fosse de. Marcos, estariamos em situação muito pior.

  21. Análise excelente. Esse governo do Dino é só propaganda enganosa. A saúde no MA é um descaso. Essa correria pra montar leitos é uma prova disso. A esquerda é um atraso por onde passa.

  22. Dr Joel Jr concordo com suas palavras plenamente. Só espero que nós, maranhenses, saibamos escolher melhor nossos gestores, que deixemos interesses como oportunidades, dinheiro, comida e poder para trás é usemos a nossa capacidade imparcial de escolha para os próximos gestores. E saibamos protestar nas escolhas de profissionais incompetentes para assumirem pastas tão importantes como é a Saúde. E, que depois, quando chegar a bonança, não nos calemos quanto aos valores de nossas profissões.

  23. Excelente reflexão. Os profissionais de saúde merecem respeito ! Merecem um plano de carreira como os magistrados, pois afinal de contas a saúde não é menos importante que a justiça quando se trata do direito básico e necessário que é o direito a vida .

  24. Fechar hospitais deveria ser crime.Numa hora dessa e de outras,a população fica à mercê de politicagem.Vc tem todo meu apoio Dr.Se tem pretensão política é um direito seu,exceto em ditaduras comunistas como a Venezuela e Coreia do Norte.

  25. e a disputa continua, a quebra de braço, a busca pelo estrelismo, só não são capaz de sentarem e juntos irem procurar a solução, mais apontar os erros é bem mais facil.

  26. Belas palavras em um cenário catastrófico de pandemia que o Maranhão vive nesse governo que tanto pediu por mudança é realmente mudou pra pior, governo perseguidor esse secretário nunca fez nada é não está fazendo nada apenas um fantoche do seu mentor FD

  27. É necessário que aconteça alguma tomada de atitude por parte de nós,os maranhenses.Não podemos nos calar diante de uma situação dessa:um advogado a frente do sistema de saúde do nosso estado.
    Como ele vai tomar providências?se não é médico,não entende nada dessa categoria?

  28. Vejo com preocupação os desmandos no estado do Maranhão, principalmente no aspecto saúde, um governador que só pensa em ser candidato a presidente, Deus nos livre de tamanha incompetência de alguém que não é capaz de administrar o estado mais miserável do país, imagine um país com dimensões continentais e diferenças tão gritantes. É perfeita a colocação do jovem médico que vive na pele esta triste realidade.

  29. Cada um que defenda seu pirão. Não está errado. Mas qual é mesmo a categoria que é respeitada nesse país?! Salário de psicólogo em concurso é 2.000,00 para 40 horas; biomédico nem existem vagas; professor, nem se fale, lidar com 35, 40 crianças e o salário não chega a 2 mil reais. E o médico ainda reclama?! Perceba, o problema tem outra raiz, isso é sentido em todas as categorias profissionais.

  30. A irresponsabilidade e a hipocrisia são qualidades desses governos corruptos e saqueadores! E isso vem se arrastando a décadas. Triste retrato da politica nesse país de sanguessugas. Desviam rios de verbas e não alocam os recursos aonde deveriam: Saúde, Educação e Segurança.

  31. Sabemos que existem Unidades de Saúde que funcionavam com vaquinhas de funcionários para comprar materiais para desenvolver seus trabalhos com qualidade.

  32. Parabéns dr. Um secretário ausente q n entende de nada na saúde! Agora o governador deu pra fazer pronunciamento com a bandeira do Maranhão vervelha! Ele deve ser é processado esse comunista ! Ele deveria era vestir um macacão vermelho e desfilar

  33. Colocou dados de 2016, época que o esquema de Ricardo Murad ainda operava na surdina, e ano passado o nobre médico que não sei onde trabalha e nem o blogueiro identifica, e o seu Bolsonaro, através tirou bilhões do sistema SUS. Cadê os esclarecimentos da situação real???

  34. Esse governador não tem moral pra criticar o presidente coloca m advogado como secretário de saúde que ele manipula, como fez com o juiz e os hospitais para sugerirem esse lock Down, Só Deus pra saber a que custo para o cofre público. Triste isso.

  35. O Programa de Saúde da Família (PSF),resolveria preventivamente muitas mazelas da saúde dos brasileiros. Porém, parece que determinada classe de “trabalhadores” o boicotou. Simples assim.

  36. Parabéns pelo excelentes esclarecimentos. Nossos poderes públicos sempre trabalha em carater corretivos. E todo trabalho corretivo custa caro em todos os âmbitos. E o secretario como nao tem conhecimento na área de saúde, fica mais facil justificar seus monstrosos gastos. Se ao longo da administração tivessem trabalhando preventivamente, o povo maranhense nao estaria passando por situações tao difíceis.

  37. O problema não e só o vírus pestilento…pior e a ignorância do ludovicense.onde se viu.lotar a rua grande em plena pandemia?
    Tem que trancar esse povo em casa mesmo!
    Estou há cinco semanas dentro de casa.priorizando a saúde do meu esposo idoso e alguns “batendo perna”.Me poupe…

  38. E não adianta abrir leito se quando o médico ou enfermeiro vai passar visita e não tem os epis, não tem papel na impressora pra imprimir a prescrição, a Internet não funciona, não tem telefone para entrar em contato com outros especialistas dentro do hospital…

  39. Artigo preciso, cirúrgico, mostra a realidade de anos da saúde do nosso estado, não conheço, mas achei o texto excelente e sensato, compartilhei com meus amigos.

  40. No hospital Presidente Vargas dois profissionais de apoio morreram em uma semana. Os coadjuvantes que não aparecem como pelotão de frente é que estão morrendo. Agora enquanto todos os estados endureceram no isolamento social logo no início da pandemia. Agora estão aliviando….ao contrário do Maranhão.

  41. Excelente seu posicionamento, se é político não me interessa, mas que você falou a verdadeira realidade que se passa a nossa cidade. Espero que esse governador quando passar tudo isso dê mais valor a nossa saúde pública.

  42. Eu como profissional de saúde passei vários anos na universidade e estágios em hospitais convivendo com a verdadeira situação da saúde sendo que hoje vejo um secretário de saúde do estado um profissional que nunca pisou em um hospital ou seja nunca conviveu com a verdadeira situação da saúde pública . Assim é complicado mesmo saber por onde começar resolver os problemas de saúde de. Nossa população. Um advogado para resolver saúde ……,aonde ficam os gestores de saúde e os profissionais de saúde; para que serve? Será se podem ser advogados!

  43. Parabens dr.o senhor falou tudo esse cara nao entede nada de medicina
    No minimo q esse governador comunista deveria fazer e colocar um medico na secretaria de saude e nao um cara incompente

  44. Leitos de hospitais não dá ibope, importante são latas de lixo em cada poste das vias da cidade, inclusive em locais inacessíveis.

  45. É Dr.aos que podem ficar em casa Deus abençoe grandemente, mais tem pessoas que precisam ir pra rua atrás de um prato de comida pra por na mesa pros filhos o mal já é eminente esse vírus não vai ter fim agora ainda não tem um antídoto no combate, e aí,vamos ficar refém dentro de casa até quando?Era só o que eu queria saber, até agora não entendi,fique em casa quem pode ficar.!

  46. Discordo, o governo lutou com as armas que tem. A situação crítica chegou por conta dos cidadãos maranhenses, que não tiveram a mínima educação de cumprir o que foi pedido pelo governo (Isolamento Social).

  47. O que nos dá saúde…queríamos era pelo menos o teste rápido da covid 19 nas unidades de saúde,..se isso é impossível..imagine o resto…para fazer vc contamina os outros ou se contamina andando procurando…nos estamos na linha de frente..era para ser exclusivo…meus parabéns doutor alguém com bomcenso 💯

  48. Dr.Joel…a Nação do Brasil deve honras a sua voz…sua sinceridade tem muita amplitude e revela o real interesse de um povo,que está cansado de ser escravizado!

  49. Parabéns Dr Joel excelentíssima colocação, o Estado só está submetido ao caos por ter pessoas incompetentes em cargos que não deveriam estar, mas preferem continuar com suas hipocrisias e sua falta de caráter. Sabe o que Lookdown pra eles é tempo pra pensarem como vão lucrar mais com a pandemia.

  50. Grande Joel Júnior , infelizmente essa saúde pública do Maranhão toda sucateada , e os casos de nossa baixada sem
    Estrutura nem uma só aumentando !

  51. Como Médico há 33 anos Aprendi que com frequência temos dificuldade em impor condutas médicas como verdades absolutas, muitas vezes o que funciona em um país não funciona em outro, e por vezes pra chegar a um resultado numa população temos que tratar individualmente caso a caso, pois bem o que parece é que no Brasil a maioria dos governantes resolveram adotar medidas de isolamento em casa igual ao países desenvolvidos, agora eu pergunto: como fazer isso numa país em que a população vulnerável mora em cubículos de um cômodo com frequência, jovens e crianças amontoados junto com idosos?, daí se conclui que os governantes não querem resolver o problema, difícil crer que não conhecem essa realidade; adotam medidas midiáticas pra se safarem, mais o número de mortes só cresce! Esse isolamento dos pobres nesses cubículos nos seus guetos, tá fazendo com que a morte seja certa para eles, pois a própria globo noticia: morte de pessoas oriundas das periferias pode chegar a dez vezes mais do que de pessoas de bairros nobres, uma prova que a forma de resolver esse problema demanda solução diferente, deve ser feito um isolamento com proteção total da população de risco, suscetível de morte ou agora ou mais tarde, desse jeito nada esta sendo feito de efetivo, ter mais hospitais e respiradores poderá ajudar, mais não garantirá sobrevida a população de risco se o vírus ainda estiver circulando porque a população de baixo risco esta sendo imunizada naturalmente a conta gotas, concordo com o articulista a falta de atenção básica correta torna a tarefa de identificar e isolar corretamente todas as pessoas em risco de morte iminente por Covid19 hercúlea e coloca na cara do governante o seu grande erro a falta de cobertura da assistência primária como está na constituição: para 100% dos Brasileiros.

  52. O pior de tudo é o governador sorrir do povo em reuniões particulares com o seu grupo. Estão sorrindo pelo dinheiro que entrou e eles surrupiaram deixando o povo a mercê da doença. Muito triste, ver as pessoas morrendo e povo todo sabendo que roubaram mais de 100 milhões dos 128 que chegaram para o estado combater a doença. Deus está vendo, Flávio Dino… Deus está vendo. Vc vai pagar caro por isso q vc tá fazendo com o povo do Maranhão… se a justiça não lhe punir, que acho muito difícil, a justiça divina te pega mais lá na frente. Vai aí achando que aqui se faz e não se paga. Tem muita gente burra q não consegue enxergar isso q vc tá fazendo e ainda o parabenizam, mas aqui não, vai enganar outro. Abraço e boa sorte!

  53. Conheço Dr. Joel, desde muito menino: competente e dedicado . Nós pinheirenses sentimos honrados do homem, médico e político muito breve, autêntico representante de nosso municipio e Baixada. Bem diferente de um apenas, comentário neste espaço que conseguiu andar na contra mão.
    Quanto ao Secretário de Saúde /Advogado, confesso que fui enganado por aquela cara de BB chorão vendendo-se de medico, sendo apresentado na TV por toda aquela “largura” e imponência de um governador que jamais pensei fosse consentir um tamanho desrespeito a uma classe de honrado respeito, e no mínimo zombar uma população necessitada de bons serviços.

  54. Os Dois Secretários de Saúde, Tanto do Estado quanto Município. Deveriam Fazer Realmente Vistorias na Unidades de Saúde, nóis que estamos enfrentando Essa Guerra, Não Temos Um Pingo de Apoio dos Nossos Diretores. Estes que não ficam quase nas unidades, Agora Deram Ordem Para Não Dar EPIs a Todos os Funcionários que Trabalham na Linha de Frente, um Absurdo e Total Descaso Com Nossas Vidas!
    Se Quiserem Ter Prova Disso, é Somente ir Nas Unidades do São Bernardo, Bequimão, Anil… Nossas Vidas Estão em Muito Mais Riscos nas Mãos desses Hipócritas Diretores! Infelizmente Temos que Ir Trabalhar, até mesmo porque Nem Atestados Médicos Estão Aceitando! Os Profissionais de Saúde Pedem Socorro! *Do Porteiro ao Médico *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *