Maranhão está com baixos estoques de leite materno e precisa de doações

Os estoques dos quatro Bancos de Leite Humano do Maranhão estão com uma quantidade baixa de leite materno para distribuição, contando atualmente com cerca de 73 litros no total. A capacidade ideal para ajudar as crianças que nascem prematuras e/ou de baixo peso e estão internadas nas Unidades Neonatais do estado é de 20 litros por dia, o que mostra necessidade da doação do leite materno. O leite humano ajuda a salvar a vida desses bebês.

E foi pensando nisso que a Nayra Oliveira, mãe do Kallel de apenas dois meses, passou a doar leite materno toda semana. Ela diz que esse é um gesto simples de empatia com as mães que não podem amamentar seus próprios filhos.

“Se você é mãe e pode doar leite ou se você doava leite e parou de doar com medo do coronavírus, continue a doar porque você não está doando só leite, você está doando vida. Tem muitos bebês que estão precisando muito. Isso é uma questão de empatia porque você está se colocando no lugar de outras mães que não podem doar leite, então você vai doar vida. Seja doadora de vida.”

Dependendo do peso do bebê, até 1 ml de leite é suficiente para nutrir o recém-nascido a cada refeição. Cada pote de leite humano pode ajudar até 10 recém-nascidos. Além disso, o frasco não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano.

A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, detalha como deve ser o armazenamento do leite materno.

“O leite deve ser armazenado em frasco de vidro limpo e fervido por pelo menos 15 minutos com tampa plástica rosqueável. O frasco deve ser etiquetado com nome da mãe, data e hora da primeira coleta e guardado no congelador por até 10 dias depois da primeira coleta.”

O Maranhão possui quatro Bancos de Leite Humano espalhados pelo estado, sendo dois na capital São Luís, um em Imperatriz e outro em Caxias. Por causa da pandemia do coronavírus, o funcionamento está sendo realizado primeiramente pelo contato telefônico, para que possa se verificar a melhor forma de fazer a coleta desse leite materno.

A unidade de referência fica na capital, no Hospital e Maternidade Marly Sarney, na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Mais informações para doação podem ser recebidas pelo telefone (98) 3245-3457. Repetindo: (98) 3245-3457.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *