Lockdown na Ilha de São Luís será prorrogado até o domingo, dia 17 de maio

Uma reunião envolvendo representantes do Governo do Maranhão, Prefeituras dos municípios da Ilha de São Luís, Ministério Público e Justiça definiu que o lockdown na região metropolitana será prorrogado até próximo domingo, dia 17 de maio. A informação foi confirmada ainda pouco pelo juiz Douglas de Melo Martins, que um acordo foi costurado entre todas as partes e chegaram a esse denominador comum.

De acordo com o titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, o Governo e as Prefeituras queriam o fim do lockdown na quinta-feira, dia 14 de maio. O Ministério Público não apresentou uma proposta e solicitou mais informações, já o juiz Douglas Martins propôs a extensão do lockdown até domingo, sugestão essa que foi aceita por todos.

Douglas de Melo Martins explica, que a decisão de prorrogar o lockdown não trará tanto prejuízo ao comércio e aumenta a margem para garantir um folego no combate ao novo coronavírus. No entanto, ele não descarta decidir por um novo lockdown a partir de segunda-feira, 18 de maio, caso seja necessário, a pedido do Ministério Público ou dos governo estaduais e/ou municipais.

É necessário frisar que a decisão de manter o lockdown até o domingo, também vai evitar a entrada e saída de veículos da Ilha de São Luís, uma vez que foi decreto feriado dia 15 de maio, assim poderia ocorrer um fluxo bem maior do trânsito de pessoas do interior para capital e vice-versa.

Se não houver nenhuma nova decisão, valerá para os dias 18, 19 e 20, o decreto do Governo do Maranhão que autorizava o funcionamento de serviços essenciais como supermercados, farmácias, lojas de material de construção, óticas, lojas que vendem tecidos etc. O governador Flávio Dino vem prometendo flexibilizar comércios e serviços a partir do dia 21 de maio.

Quanto ao rodízio de veículos na Ilha de São Luís, caberá ao Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís definir por mantê-lo ou suspendê-lo na quinta-feira, dia 14 de maio.

De acordo com especialistas, os efeitos do lockdown de São Luís devem surtir efeitos entre 5 a 14 dias, após a conclusão, uma vez que é tempo estimado de incubação do coronavírus.

24 thoughts on “Lockdown na Ilha de São Luís será prorrogado até o domingo, dia 17 de maio

  1. O excelentíssimo Sr Juiz Douglas não tá nem um pingo preocupado com a classe do trabalhadores, por ele ele pode decretar até 1 ano de lockdown, já que os proventos dele cai todo mês certinho, agora nós que dependemos do dia a dia temos que correr atrás, agora correr atrás trancado dentro de casa é difícil!

  2. Eu ate concordo com a extensão do lockdown, porem nao entendi pq numa pandemia q estamos vivendo com isolamento social, varias restrições impostas pelo governo se permite uma inauguração de um grande supermercado ocasionando aglomerações e filas intermináveis de carros formando um.engarrafamento quilômetros ..onde estava a fiscalização?. Nao vi nada sendo comentado na mídia televisiva como sempre acontece inclusive em rede nacional…como se explica isso?

  3. Sabemos que não tem um remédio pra combater esse vírus, porém só temos é que ficar em casa,pois ficando em suas casas vai ter amenas pessoas contaminadas.Se ficarmos, mais esse mês em casa as pessoas vão se alimentar melhor,dorme mais e orar mais.Ficar andando pra cima e pra baixo não vai dar certo.So saem se não tiver ,mais nada pra comer nas suas casas.A minha colega pegou no SUPERMERCADO O Corvid 19.😔FIQUEM EM CASA.

  4. “Não trara prejuizo”, porque quem paga as contas desses caras somos nós!
    E esse juiz jamais poderia atuar por ser íntimo do comunista e também por ser comunista!

  5. Não sei como vai ficar os funcionários da empresa pequena de minha filha, eles já não tem nada pra comer, nós vedemos a janta pra comprar o almoço . É aí como fica?

    Falta de um protocolo do estado junto às UPA entorno do medicamento, o juiz deveria as ver isso.

  6. Todas essas medidas não iram mais surtir o efeito esperando..Não vai ser este lockdown ou até mesmo a prorrogacao que vai fazer os números caírem não vai achata a curva de novos casos..Infelizmente vai ser crescente ainda a contaminação…Só nos resta é rezar e pedir a deus que nos livre desse mal que está aterrorizando vários países e várias famílias no mundo inteiro..

  7. Pra quem é funcionário público é fácil mais pra quem tem que trabalhar pra fazer seu sustento e ainda paga imposto isso é uma loucura se o governo não está arrecadando como vai fazer pra pagar isso fornecedores e o funcionalismo público a casa vai cair

  8. O que governador tem que fazer,é colocar remedios,respiradores funcionando,leitos nos hospitais,dá suporte nas upas,onde os funcionarios reclamam que ñ existe,e tem que tá na linha de frente á essa pandemia,onde pessoas estão morrendo por falta disso tudo,em vez de ficar parando a cidade,se existe a doença,então tem que combater com hospitais,e medicamentos,os assintomaticos são mandados para se recuperarem em casa,passam a medicação,mas nas farmacias não se encontra mais oa remedios,e aí como fica? Pessoas que precisam de trabalhar para colocar comida na mesa,existe sim um auxilio do governo federal,mas será se resolve? Axo que ñ,cadê os 206 milhões que foram liberados para o Maranhão para combater essa peste? Isso que tem q ser feito,combater a doença tbm com a ajuda da população onde tem ainda alguns que ñ tá ajudando,na questão do distanciamento social,mas a verdade é que nós temos que buscar a Deus,suplicar,se humilhar para Deus pq só ele que cura,que salva!!!se depender do politico,ja sabemos o resultado!

  9. Não tô vendo efeito nem um os carros continuam circulando, já vi vários carros rodando com placa impa no dia que é pra circular só placa par, e no dia que e só para circula placa impa circula vários carros particular com placa par,tá uma palhaçada

  10. Isso tudo é humilhante para classe trabalhista,enquanto eles recebem os seus salários todo mês,é fácil dizer fique em casa enquanto muitos passando fome,ainda o imbecil do presidente da Câmara dos deputados falando que distribuirão sextas básicas,vergonha total nesse Maranhão.Eu quero saber porque não usam teste rápido para combater esse vírus?Flávio Dino quer dinheiro minha gente,hospitais falta tudo nunca teve e nem vai ter cuidados médicos porque a calamidade sempre existiu na saúde do Estado.Eles colocam pânico mesmo sobre esse covid-19.

  11. Isso e uma falta de respeito
    Nem na cidade do Rio de Janeiro nao tem isso
    Agora preciso voltar pra casa i não vou conseguir por conta dessa palhaçada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *