Flávio Dino reedita ‘Fiscal do Sarney’ no Maranhão

Blog do Gilberto Leda

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou hoje ( 21), durante coletiva à imprensa, o que chamou de “novidade” no combate ao novo coronavírus no estado.

Segundo ele, os maranhenses agora dispõem de números de WhatsApp para encaminharem relatos de quem estiver burlando regras sanitárias na pandemia.

É uma versão 2020 do “Fiscal do Sarney”

“Estamos abrindo a possibilidade de que cada um, cada uma, se transforme em um fiscal, para ajudar a fiscalização do Governo do Estado”, declarou.

Segundo ele, pelo aplicativo de troca de mensagens, o cidadão poderá enviar fotos e denunciar não apenas estabelecimentos comerciais que descumpram as regras, mas também outros cidadãos.

“As pessoas com seus aparelhos celulares podem tirar foto de uma violação a uma norma sanitária em um estabelecimento comercial, tanto faz se do empresário, ou do consumidor. Às vezes se pense que é apenas o empresário que não quer cumprir a norma sanitária.É falso.  Às são os consumidores que não querem cumprir, e vice-versa”, afirmou.

Os “Fiscais do Sarney” foram instituídos pelo ex-presidente José Sarney (MDB), em 1986, quando a Sunab não dava conta de evitar desrespeito ao congelamento de preços determinado pelo governo federal.

Com isso, no primeiro dia do então recém-lançado Plano Cruzado foi convocada uma “cruzada cívica de consumidores em defesa do programa de governo”.

“Cada brasileiro e brasileira deverá ser um fiscal dos preços, um fiscal do presidente para a execução fiel desse programa em todos os cantos desse país”, declarou Sarney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *