Atenção, o coronavírus não sumiu!

A partir de segunda-feira, 1º de junho, o maranhense irá viver um novo ritmo de vida, diferente dos últimos 69 dias em que esteve com uma série de restrições em razão do novo coronavírus. Desde o dia 23 de março, a saúde do Maranhão foi do colapso ao chegar a ocupação de 100% de hospitais privados e públicos até a queda do número de pacientes internados. Foram dias de agonia, como aqueles vividos durante o período do lockdown. Porém, agora os números estão favoráveis para um flexibilização. Essa informação leva algumas pessoas interpretarem erroneamente a atual situação, por isso faz-se necessário lembrar: o novo coronavírus não desapareceu.

Infelizmente por falta de conhecimento, por ceticismo ou até mesmo por ignorância, muitas pessoas acreditam que a possível volta de suas atividades laborais e comerciais já trazem um retorno a “vida normal”. É impossível falar em “vida normal”, da qual estávamos acostumados. O novo coronavírus trouxe uma série de modificações no estilo de vida das pessoas que deve deixar permanente as mudanças de hábitos.

É muito provável que com o tempo, a ciência devolva um pouco mais de tranquilidade as pessoas com a apresentação de um tratamento eficaz e uma vacina segura, mas também é claro que o novo coronavírus lembra mais uma vez que doenças infecto-contagiosas pandêmicas seguem um conceito cíclico, afinal estão sempre aparecendo novos vírus, os quais podem ter um poder altamente destrutivo. Assim foi com a varíola, gripe espanhola, gripe aviária, gripe suína e agora a covid-19.

O que é necessário entender é que o vírus não desapareceu. Podemos sim voltar a sair de casa! Podemos sim voltar a trabalhar! Afinal é preciso manter a vida, através do dinheiro, que compra comida e bem estar. No entanto é necessário manter medidas de higiene e condições sanitárias.

O Brasil está longe de oferecer condições sanitárias de qualidade! Muitas crianças ainda brincam em meio a esgoto e doenças como cólera, leptospirose, esquistossomose ainda são comuns nas comunidades mais pobres do país e obviamente do Maranhão.

Amanhã a vida recomeça um caminho para o “novo mornal”, mas é necessário nunca esquecer: o novo coronavírus seguirá entre nós e infelizmente ainda poderá matar. Por isso é recomendável seguir com máscara, continuar usando alcool em gel, lavar bem as mãos e evitar aglomerações.

1 thought on “Atenção, o coronavírus não sumiu!

  1. Quanta hipocrisia o matematico da ufma fala da 2 onda e você fazendo defesa de vida normal deveria ter vergonha.

    Niguem ta respeitando nada disso e teu artigo aqui niguem não tá nem ai rapaz tu não queria que abrisse o comercio ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *