Vamos falar de tempo?

O relógio conta nossas horas. O calendário marca os nossos anos. E nós diariamente reclamamos que faltam horas no nosso dia ou que as semanas de determinado mês passam vagarosamente, que mais lembram a eternidade.

Vivemos como se fossemos Matusalém, aquele personagem bíblico que teria vivido quase um milênio.

Agora que temos um tempão disponível, não temos a liberdade, afinal um microrganismo nos prende em nossos lares.

E é nesse momento que faço uma nova idade que me permito a fazer uma reflexão sobre o que vivemos há 31 anos.

Fazendo um paralelo com os dias atuais, rememoro o ano que nasci. Em 1989, alguns consideram aquele ano como o responsável por grandes transformações no mundo.

No leste europeu, grandes revoluções tomavam conta de diversos países. Mas o grande acontecimento no velho continente foi a queda do Muro de Berlim, conhecido por muitos com o muro da vergonha. E houve uma nova organização mundial, caía um dos maiores impérios do mundo, a União Soviética.

No Brasil, vivemos um ano de mudanças, as mulheres ganharam novos direitos com a lei do divórcio e depois de anos vivendo uma ditadura militar, os brasileiros ganharam o direito de voltar as urnas.

Sem querer debater nesse momento se realmente vivemos ou não numa democracia, o fato é que diversas transformações ocorreram há 31 anos e podemos acreditar que 1989 foi o ano onde uma mudança de era realmente começou, em direção a um mundo mais livre.

Agora em 2020 estamos passando por um novo momento de revolução, pela primeira vez o mundo completo está obrigado a ficar recluso.

Nem o dilúvio que obrigou Noé a fazer a Arca. Nem as pestes da Idade Média. Nem a primeira ou a segunda guerra mundial. Promoveram uma quarentena mundial como o coronavírus.

E por conta disso vivemos um novo momento, valorizamos cada vez mais nossos parentes, o nosso trabalho, as nossas agonias diárias, as amizades, afinal tudo isso está distante em razão do vírus.

Diante desse processo de valorização, novas revoluções estão por vir, e estas vão começar desde o lugar que você mora até mesmo os locais que você se diverte.

Mudanças acontecem o tempo todo, mas poucas vezes temos a oportunidade de botar em prática as transformações.

Quem sabe 2020, fique conhecido como o ano que transformou a humanidade, assim como 1989 transformou muito o cenário político e rompeu fronteiras no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *