Flávio Dino mantém comércio fechado até 5 de maio e aulas suspensas até 12 de maio

O governador Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta segunda-feira (20), que vai manter o comércio fechado dos municipios da Ilha de São Luís até o dia 5 de maio e as aulas suspensas em todo o Maranhão, tanto para a rede privada como pública até 12 de maio. O chefe do Palácio dos Leões informou que conversou com os quatro prefeitos – São Luís, São José Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – e todos concordaram com a manutenção das medidas.

Flávio Dino informou que a medida foi tomada, uma vez que existe uma saturação de leitos de UTI na capital, que estão 93% ocupados por pacientes de covid-19. Por conta dessa situação, mais 10 leitos de UTI vão ser abertos na Grande Ilha de São Luís

De acordo com o chefe do executivo, se os empresários e a população ajudar, no dia 5 de maio, ele anunciará que o comércio poderá voltar a abrir, mas claro que ainda com medidas restritivas.

Diante das novas medidas do governador Flávio Dino, foi anunciado que será permitida a abertura de lojas que vendem tecidos, para que pessoas possam comprar o material para produzir máscaras, uma vez que passa a ser obrigatório circular com o item de segurança pelas ruas do estado do Maranhão.

Resumo de novas regras:
•Aulas suspensas em escolas e faculdades públicas e privadas até 12 de maio;
•Comércio não essencial fechado até 5 de maio;
•Lojas de tecido poderão abrir, pois;
•Decretado uso obrigatório de máscaras em locais de circulação pública por tempo indeterminado até após a reabertura do comércio;
•Comércio deverá se preparar para adotar as novas regras sanitárias para se pensar em abrir (normas decretadas pelo governo federal e estadual);
•Avaliações do cenário continuarão periodicamente;
•Exigência de boletins diários dos hospitais privados;
•Ampliação de 23 leitos de UTI na rede estadual;
•Abertura dos Hospitais Regionais de Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá e a implantação do hospital de campanha em parceria com a Vale (cidade ainda a ser definida);
•Lançamento do edital para compra de máscaras caseiras para distribuição pelo estado às pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.

9 thoughts on “Flávio Dino mantém comércio fechado até 5 de maio e aulas suspensas até 12 de maio

  1. Trabalho com auto-escola,e desde o dia 20 mês passado sem trabalhar,e nós ganhamos por aulas , quando é q governo vai liberar o Detran?

  2. Sr. Flavio Dino por que o senhor nao repassa para os hospitais, os respiradores que estão guardados no deposito do monte castelo.

  3. Bom dis, eu só queria entender quais as gatantias serão dadas ao retorno às escolas, principalmente públicas que são lotadas en um espaço para 30 alunos e tem que colocar 40 a 45 alunos, por que o sistema que assim.
    O espaço é de aglomeração e a recomendação é evitar essas aglomerações, professores e alunos até então não contaminados estarão em risco

  4. Amigo, espero que nao tao cedo. Trabalho no DETRAN, e la é aglomeracao nivel caixa economica. Sao somente 16 ciretrans mais 4 postos avançados para atender uma populacao de 217 municípios, Muito pouco. Sem falar que o CONTRAN expediu orientação aumentando o tempo de 1′ habilitação (18 meses), congelando a validade das CNHs, bem como interrupção dos prazos. Por que abrir, contaminar servidores, numa situação como essa?

  5. Acho um absurdo proibirem apenas as lojas de móveis, de roupas e sapataria, sendo que o perigo se encontra nas feiras livres, supermercados e verduroes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *