Estevão Aragão propõe fiscalização em UPA’s e rede municipal de saúde

O vereador Estevão Aragão (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Luís, anunciou, nesta sexta-feira (27), que proporá fiscalização nas UPAS e na rede hospitalar de São Luís, ação que será realizada pelo Ministério Público, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual. “A ação avaliará as condições de trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e maqueiros, incluindo todos aqueles que estão trabalhando na linha de frente, no combate ao coronavírus”, frisou o vereador.

O parlamentar destacou a seguinte manchete de jornais de todo o mundo que trouxeram a seguinte manchete: Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a falta de equipamentos de proteção põe profissionais da saúde em risco”. Segundo a reportagem, a cada mês, os profissionais sanitários de todo o mundo envolvidos no combate ao coronavírus estão usando 2,3 milhões de máscaras com filtro, 89 milhões das cirúrgicas, 30 milhões de batas, 1,6 milhão de óculos protetores, 76 milhões de luvas e 2,9 milhões de litros de desinfetante de mãos. Mas não bastam.

COREN- Já o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (CONREN) decidiu publicar nas redes sociais um comunicado alertando os profissionais de saúde que a unidade de saúde deve fornecer EPIs aos profissionais da enfermagem e demais trabalhadores da saúde na instituição. Em caso de descumprimento, os mesmos devem formalizar denúncia na Ouvidoria do Conselho por meio do site www.corenma.go.br
A OMS alertou que a escassez desses materiais de proteção os põe em risco e pediu um aumento de 40% na produção global para fazer frente à demanda.

“Sem cadeias de suprimento seguras, o risco para os trabalhadores da saúde em todo mundo é real. Não podemos deter a Covid-19 sem proteger primeiro os trabalhadores da saúde”, finalizou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *