Os caminhos de Flávio Dino para a disputa eleitoral de 2022

Apesar do governador Flávio Dino negar que não conversa de forma pública e nem privada sobre a sucessão presidencial de 2022, é inevitável imaginar que o comunista esteja fora da disputa. O ex-juiz federal está inserido na discussão nacional, mesmo que seu nome ainda não apareça nas pesquisas eleitorais realizadas em 2019. Porém seu nome vem sendo especulado como vice de Lula ou Haddad pelo PT, assim como também possível companheiro de chapa de Luciano Huck, porém ser o suplente não é a única opção do chefe do executivo maranhense.

Flávio Dino inegavelmente tem um partido que o considera a figura de maior expressão, o grande problema é que a sua legenda não tem grande expressividade, o que dificulta uma possível candidatura própria pela sigla comunista. Tanto que a tendência é do PCdoB voltar a reeditar a aliança com o PT para 2022. Em 2018, a chapa foi formada entre Haddad e Manuela D´Avila.

Diante desse cenário, acaba sendo especulada uma possível troca partidária. Flávio Dino poderia vir a se filiar ao PSB, que tem muito interesse no comunista, para que ele venha disputar a presidência. No PSB, o governador maranhense teria até a mais liberdade de se aproximar do centro, formando uma aliança de centro-esquerda.

Outra opção é o PDT, afinal o senador Weverton Rocha que tem forte influência no comando nacional poderia tentar atrair Flávio Dino em troca de um apoio para a disputa do governo do Maranhão em 2022. Porém, uma entrada do comunista na sigla pedetista poderia causar uma tensão com o explosivo Ciro Gomes, que tem afirmado o interesse de disputar a presidência na próxima eleição nacional.

Além de PT, PCdoB, PSB e PDT, Flávio Dino não descarta outras legendas, principalmente aquelas que estão orbitando no centro da política brasileiro.

Os caminhos de Flávio Dino para 2022 são múltiplos, o certo é qualquer que seja a sua decisão, ele continuará sendo pauta nacional e ouvido pela grande imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *