HU-UFMA é a 3° instituição federal mais elogiada do Brasil

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi agraciado com o terceiro lugar no ranking das instituições federais mais elogiadas do Brasil, por meio da Controladoria Geral da União (CGU). Ao todo, no ano de 2019, foram registrados 388 elogios na Plataforma Integrada de Ouvidorias e Acesso à Informação –  Fala.BR. O marco configura a instituição como uma das mais bem vistas pelo público interno/externo, com relação a prestação de serviços, valorização de pessoal e reconhecimento profissional.

Entre os tipos de manifestações possíveis estão denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito), reclamação (insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência), solicitação (espera por atendimento ou prestação de serviço – medicamento ou ação do órgão em questão), sugestão (ideia ou proposta de melhoria), elogio (satisfação com o atendimento), simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo).

O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR, e esta é direcionada ao “Painel Resolveu? ”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema e-Ouv. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pelo Ministério da Transparência e Controladoria (CGU), o “Painel Resolveu” tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Entre os órgãos mais demandados, estão no pódio: Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – 1° lugar; Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian – HUMAP (NHU/HUFMS) – 2° lugar; e Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) – 3° lugar. Na primeira tabela de elogios, seis instituições da Rede Ebserh galgaram uma boa posição.

Para o ouvidor do HU-UFMA, Pedro Germano Neto, esse ranking demonstra que o Serviço está no caminho certo. “Esse é um número muito expressivo, considerando as estratégias de motivação de elogio que estamos fazendo junto aos colaboradores do hospital, e até mesmo, nossos usuários. Fazemos exposição de dois murais de elogios ao ano nas recepções das Unidades, com o que os usuários apresentam de mensagem positiva para o hospital. Trabalhamos com encaminhamento dos elogios as chefias imediatas para que elas parabenizem os profissionais apontados, e na Feira do Trabalhador, premiamos anualmente os três setores mais elogiados para motivar os próprios colaboradores a trabalhem numa perspectiva de assistência humanizada e colaborativa”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou quão essa estratégia é benéfica para a imagem institucional. “É um ganho muito positivo para o hospital e para usuário que procura a Ouvidoria. A partir da manifestação, o usuário pode começar a entender o fluxo de trabalho, isso é participação social. Para os órgãos de controle fica claro que o hospital está preocupado em atender, orientar o usuário de forma transparente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *