Pesquisa aponta favoritismo de oposição contra candidato do grupo de Eric Costa em Barra do Corda

Uma pesquisa do Instituto Exata realizada entre os dias 27 e 29 de julho de 2019 na cidade Barra do Corda, aponta amplo favoritismo a oposição na disputa contra o pré-candidato do atual prefeito Eric Costa (PCdoB). Em um cenário estimulado que são colocados diversos nomes, o deputado Rigo Teles (PV), aparece como favorito com 25% da intenção dos votos, ele é seguido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Gil Lopes com 21% e logo em seguida Adão Nunes e Nilda Barbalho com 11%, Dr Adriano Brandes com 10% e só então Van Costa com apenas 3%, aparece na simulação.

Ainda completam esse cenário, Jessé Nogueira com 3% e Adroaldo com 1%. Nulo e branco somaram 10% e não sabem ou não responderam 5% dos votos.

Em outros cenários estimulados, os números ficaram da seguinte forma: Rigo Teles 59% contra 21% de Van Costa, brancos e nulos 15% e não sabem ou não responderam 5%. Gil Lopes aparece com 62% contra 17% de Van Costa, brancos e nulos somaram 15% e não sabem ou não responderam 6%. E por fim, Nilda Barbalho aparece com 54% contra 24% de Van Costa, branco e nulo 16% e não responderam ou não sabem 6%.

Já quando Van Costa é trocado por Adão Nunes, os cenários ficam da seguinte forma: Rigo Teles tem 56% contra 25% de Adão Nunes. Nulo e branco somam 14% e não souberam ou não responderam 5%. Gil Lopes apareceu com 58% contra 20% de Adão Nunes. Nulo ou branco somaram 16% e não responderam ou não sabem 6%. Nilda Barbalho aparece com 53% e Adão Nunes com 26%. Branco ou nulo 16% e não responderam ou não sabem 5%.

Rejeição

No quesito rejeição, Van Costa apareceu com 42%; Adão Nunes 32%; Rigo Teles 22%; Nilda Barbalho 20%; Jessé Nogueira 19%; Adroaldo 19%; Gil Lopes 12%; Dr Adriano Brandes 10%. Votaria em todos 7% e não votaria nenhum 7%.

A pesquisa entrevistou 371 eleitores de Barra do Corda e a margem de erro é de 4%.

Quem é quem?

Os nomes apresentados na pesquisa Exata são representantes de grupos políticos de Barra do Corda. Van Costa é tio do prefeito Eric Costa (PCdoB), ou seja irmão do pai do gestor. Em julho desse ano, o nome foi lançado como candidato do grupo do Eric.

Já Adão Nunes, é aliado do prefeito Eric Costa, e pré-candidato a prefeito pelo PDT. Gil Lopes é o atual presidente da Câmara de Vereadores, rompeu com o prefeito Eric Costa em maio e vem se destacando na pesquisa.

Nilda Barbalho é nora do Nenzin, também é pré-candidata a prefeita pelo PSDB. Rigo Teles, atualmente no mandato de deputado estadual é cotado para disputar o cargo de prefeito pelo Partido Verde.

Dr Adriano Brandes é aliado do prefeito Eric Costa. Vitalzinho Sampaio também está ao lado do gestor do executivo municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *