Zé Inácio defende que PT tenha candidatura própria para disputa de prefeito de São Luís

Com o inicio das especulações de quem deve concorrer ao cargo de prefeito de São Luís em 2020, o deputado estadual Zé Inácio (PT), defendeu que o seu partido tenha uma candidatura própria no próximo pleito. Na avaliação do parlamentar, o PT é o maior partido do Brasil e com ampla representação na Câmara Federal, não podendo assim ficar de fora da disputa na principal cidade do Maranhão.

Historicamente o PT teve protagonismo na eleição em São Luís. De 1988 para cá, apenas em 2016, o partido não teve uma candidatura própria ou participou da chapa majoritária. É certo que das sete vezes que disputou majoritariamente, ganhou apenas uma, em 1996, quando Domingos Dutra foi o candidato a vice-prefeito na chapa de Jackson Lago (falecido).

Zé Inácio lembra que mais uma vez o povo do Maranhão deu uma expressiva votação ao PT na disputa presidencial e a legenda tem que saber aproveitar essa manifestação popular, afinal já ficou provado que os votos são exclusivamente do Partido dos Trabalhadores.

O deputado estadual não apontou nomes, mas informou que o PT tem quadros bons para concorrer ao pleito. O próprio Zé Inácio tem domicilio eleitoral em São Luís e chegou a ser cogitado a possibilidade de sua candidatura em 2016, mas naquela oportunidade o partido optou se aliar ao PDT, PCdoB e demais partidos da base de Edivaldo Holanda Júnior.

Na avaliação do petista, o PT hoje tem uma relação muito boa com o PSOL e pode ser construída uma aliança da esquerda em São Luís. Na avaliação de Zé Inácio, o movimento nacional que PDT, PSB e PCdoB fazem, buscando isolar o Partido dos Trabalhadores, pode acabar fortalecendo a sua tese e colocar os petistas de volta ao protagonismo na disputa pelo Palácio de La Ravardiere.

Candidatos do PT a Prefeitura de São Luís:

1988 – José Heluy – Prefeito

1992 – Haroldo Sabóia – Prefeito

1996 – Domingos Dutra – Vice-prefeito

2000 – Helena Heluy – Prefeita

2004 – Helena Heluy – Prefeita

2008 – Rodrigo Comerciário – Vice-prefeito

2012 – Washington Luiz – Prefeito

2016 – Não disputou majoritariamente

2 thoughts on “Zé Inácio defende que PT tenha candidatura própria para disputa de prefeito de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *