Natalino Salgado é homenageado pelos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA

O ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado, foi homenageado pelos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão na cerimônia que comemorou os 30 anos de criação dos cursos. Ele recebeu certificado de Menção Honrosa da reitora Nair Portela, pelos relevantes serviços prestados durante a sua gestão para o desenvolvimento dos cursos.

Para o ex-reitor, a homenagem é gratificante pois parte de quem tem a responsabilidade de formar gerações de novos profissionais. “Recebo com gratidão o reconhecimento pela contribuição que demos para academia e para o setor de turismo e hotelaria no estado”.

Foi durante o reitorado de Natalino Salgado que a UFMA fez a restauração, em parceria com o IPHAN, da Fábrica Santa Amélia e de prédios ao seu entorno para abrigar os cursos de Turismo e Hotelaria. O conjunto é formado por seis prédios, sendo um central para abrigar as unidades acadêmicas, uma biblioteca, um hotel escola, um auditório com capacidade para 360 lugares, equipado com cabine de tradução simultânea; uma Empresa Junior de Turismo e vários laboratórios.

Também foi durante a gestão de Natalino Salgado que a UFMA aprovou a criação do Departamento de Turismo e Hotelaria, o que impulsionou ainda mais o fortalecimento dos cursos e incentivou a qualificação docente.

A contribuição de Natalino Salgado para o turismo no entanto, ultrapassa os limites da academia e contribuiu para revitalizar belos exemplares do patrimônio arquitetônico de São Luís. O maior programa de recuperação de prédios históricos da UFMA foi colocado em prática na sua gestão, com o início da reforma do Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias, do Palacete Gentil Braga, na rua Oswaldo Cruz, e do Fórum Universitário, a rua do Sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *