Conferência Municipal sobre Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em Bequimão

Foi realizada, na última quinta-feira (26), na Câmara Municipal de Bequimão, a Conferência Municipal sobre Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pela Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com secretarias de Educação, Agricultura, Saúde, Igualdade Racial, Meio Ambiente e Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

Na primeira etapa da conferência, foi debatida a importância de uma alimentação saudável, que vai desde o cultivo até o preparo, tanto nas escolas, no hospital e residências. Para o secretário de Assistência Social, a conferência é uma instância importante de participação popular, objetivando avaliar os avanços na política pública de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o cumprimento das propostas aprovadas em anos anteriores, assim como estabelecer novas diretrizes.

Na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o prefeito Zé Martins reforçou seu compromisso com a promoção da segurança alimentar, que passa pela garantia do o direito humano à alimentação adequada e saudável. O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional se concretizou na sua gestão, por meio de lei sancionada em 3 de junho de 2017.

Para o secretário de Educação, Aristides Amorim, as políticas de alimentação têm relação direta com o sistema educacional do município, já que mais de 4 mil estudantes se alimentam nas escolas municipais de Bequimão. “É de grande importância a conferência, por atendemos diretamente as crianças com a merenda escolar. Precisamos assegurar que essa alimentação seja saudável”, destacou. O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, destacou o trabalho integrado entre as secretarias. “Já temos uma parceria institucional entre as secretarias de Saúde e Assistência Social quanto à segurança alimentar e nutricional. A saúde depende de uma boa alimentação e por isso estamos aqui à inteira disposição para avançar nesse trabalho”, disse.

O prefeito Zé Martins ressaltou que o fortalecimento das políticas de alimentação e nutricionais passa, também, pelo incentivo e investimento na agricultura familiar. “Desta conferência que vamos tirar os indicativos para melhorar o trabalho que já estamos fazendo, o que aumenta nossa responsabilidade no que diz respeito à melhoria das condições de vida de nossa população, com uma boa alimentação”, reforçou o prefeito. Participou da conferência o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), secretários municipais, diretores de escolas, professores, agentes de saúde, vereadores, lideranças quilombolas e religiosas, além da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *