Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Câmara aprova título de Cidadão Ludovicense ao jornalista Aquiles Emir, proposta por Afonso Manoel

27 de junho de 2017 : 08:43

O plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou na segunda-feira (26), a concessão do título de Cidadão Ludovicense ao jornalista Aquiles Emir. A proposta é do vereador Afonso Manoel (PRP) e teve o voto de todos os vereadores presentes. De acordo com o parlamentar, a nova “certidão de nascimento” do editor da revista Maranhão Hoje é um justo reconhecimento a sua contribuição a sociedade da capital maranhense.

“Aquiles Emir é um grande amigo e jornalista, um dos mais respeitados em São Luís e no Maranhão. Nos conhecemos desde os tempos da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial do Maranhão. Tem um grande trabalho, passou por grandes jornais da capital e hoje é um dos principais nomes do jornalismo que faz a cobertura de economia e empresarial em nossa cidade”, destacou Afonso Manoel.

O jornalista Aquiles Emir é natural do povoado Pôr do Sol no município de Monção, porém foi criado com seus outros dois irmãos – José Batalha Chaves e Terezinha Batalha Chaves – na cidade de Pindaré-Mirim. No inicio da década de 80 se mudou para São Luís, onde concluiu os estudos do ensino médio e depois entrou na Faculdade de Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão.

Antes de concluir a graduação, Aquiles Emir já estava trabalhando no jornal O Imparcial, a convite do proprietário Pedro Freire. Em 1985 se formou em jornalismo.

Aquiles Emir ainda passou pelo jornal Diário do Norte e foi colaborador da revista Portugal que circula nos países de língua portuguesa, atualmente está na segunda passagem pelo Jornal Pequeno onde mantém a coluna Giro Econômico.

Antes de ganhar destaque no jornalismo maranhense, Aquiles foi filiado ao PDT, único partido a se filiar e o optou por ter se encantado pelas propostas e ideais de Leonel Brizola e junto com seu irmão, José Batalha Chaves e o amigo e médico Elias Amorim, ajudaram a fundar o partido em Pindaré-Mirim.

Durante sua carreira ainda trabalhou na Secretaria de Comunicação dos governos Epitácio Cafeteira, João Alberto e Edison Lobão. Porém foi no campo da economia que se especializou e ganhou destaque desenvolvendo assessorias para Associação Comercial do Maranhão, Federação do Comércio do Maranhão, Sebrae, FIEMA e Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, assim como foi o responsável pela comunicação do Grupo Auvepar por muitos anos.

Como empresário do setor de comunicação criou na década de 90 a Aquiles Emir Comunicação e Marketing LTDA que chegou a prestar serviços de assessoria de comunicação e desenvolver duas revistas: Impacto e a Vida Rural. Atualmente possui a agência Class Mídia Comunicação e Marketing que edita a revista Maranhão Hoje e o site de mesmo nome.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>