Eliziane defende aumento do número de delegacias especializadas em crimes cibernéticos

A deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) participou nesta terça-feira (23) de audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado sobre as consequências da proliferação, nas redes sociais, de grupos de jovens com o tema “Baleia Azul”.

Durante a audiência, a deputada maranhense defendeu a ampliação do número de delegacias especializadas na investigação de crimes cibernéticos e investimento em tecnologia no país, além da realização de campanhas de conscientização.

“Está muito clara a necessidade de investimento em tecnologia para investigar este tipo de crime. Precisamos de sanções para plataformas digitais que tenham qualquer tipo de conteúdo que induza ao suicídio”, destacou Eliziane.

Eliziane Gama foi uma das autoras do requerimento para a realização da audiência. Ela tem acompanhado as informações sobre as denúncias referentes aos desafios cibernéticos que estão instigando jovens a cometerem mutilações ou mesmo suicídio.

A parlamentar já havia encaminhado pedido de investigação à Polícia Federal e se reuniu com o Ministro da Justiça, Osmar Serraglio para tratar sobre o assunto.

A formação desses grupos cibernéticos tem sido associada a supostos incentivos a situações de risco entre adolescentes. Segundo a ONG SaferNet Brasil, uma das entidades que acompanha o assunto, a repercussão na mídia causa preocupação entre pais e na sociedade.

Um dos convidados para a audiência foi o advogado criminalista Luiz Augusto Filizzola D’Urso da OAB/SP que disse que esses grupos são contrários ao ordenamento jurídico nacional e que a conduta dos responsáveis é criminosa. Ele sugeriu inclusão da educação digital no sistema educacional brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *