Prefeita Karla Batista é reeleita presidente do Comefc

A prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista Cabral Souza, foi reeleita presidente do Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão (Comefc) para o biênio 2017 – 2019. A eleição ocorreu na manhã de hoje, 24, durante Assembleia Ordinária, realizada na Fiema, em São Luís.

Karla Batista, que concorreu em chapa única composta por 13 prefeitos, obteve 17 votos​, na segunda convocação do pleito.

Após encerrada a Assembleia Ordinária, lavrada em ata e colhidas todas as assinaturas,  deu-se início à Assembleia Extraordinária para deferir sobre as alterações do protocolo de intenções e do estatuto do Comefc.

Integram o Comefc um total de 22 municípios maranhenses. O consórcio surgiu a partir da ansiedade dos gestores dos municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC) em ver a Vale fazer ações efetivas.

Com a nova composição da diretoria, a presidente Karla Batista afirmou continuará a trabalhar fortemente para que estas ações sejam mais incisivas e que cheguem aos municípios e as comunidades de maneira mais rápida possível.

“Objetivo é continuar fazendo com que a Vale continue apoiando os projetos dos municípios que integram o Comefec. A execução é acompanhada pelo Consórcio. Outro grande objetivo também é destravar os recursos do BNDES e fazer com que chegue as populações. O recurso estava sob a guarda do governo do estado e atualmente estamos em discussão com o BNDES para saber como serão utilizados e que sejam gerenciados pelo Consórcio”, explicou Karla Batista.

Na composição da chapa, constam ainda o 1º vice-presidente, o prefeito de São Francisco do Brejão, Adão de Sousa Carneiro; o 2º vice-presidente,  Vildimar Alves Ricardo, prefeito de Tufilândia, o 1º secretário, Luís Fernando Lopes Coelho, prefeito de Bom Jesus das Selvas; 2º secretário,  Klautenis Deline Oliveira Nussrala, prefeito de Monção; o 1º Tesoureiro, Henrique Caldeira Salgado, prefeito de Pindaré Mirim, e o 2º Tesoureiro, José Gomes, prefeito de Buriticupu.

Projetos – Por meio do Comefc, a Vale apoia diversos projetos nas áreas de educação, saúde e trabalho e renda. Já recurso do BNDES, atualmente estimado em R$ 57 milhões, foi destinado desde a época da privatização da ferrovia, pertence aos municípios, porém nunca foi utilizado.

“Com este recurso, além das três áreas das três áreas já trabalhadas, vamos inserir também a infraestrutura. Temos trabalhado com a Vale para que a empresa abra o escopo e apoie projetos na área de infraestrutura também”, disse Karla Batista.

Entre os projetos apoiados pela Vale nas áreas de educação e saúde, trabalho e renda estão poço artesiano, construção e reforma de escola, construção UBS, posto de saúde e aquisição ambulância, veículos para equipe PSF, dessalinizadores para poços, recuperação de algumas  estradas danificadas pelos veículos da vale e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *