Debate da eleição do SINDJUS é transmitido pela Tv, mas candidato da Chapa 2 falta

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (SindjusMA), por meio da Comissão Eleitoral, realizou neste sábado (22), a primeira transmissão dos debates dos candidatos a presidente da entidade. O debate de TV foi gravado na última quinta-feira (20), no auditório do sindicato. (Veja aqui o debate na íntegra). 

Conforme regulamento aprovado pelas chapas, para haver debate os dois candidatos precisariam estar presentes. Porém, como a candidata da chapa 2, Dayana Luna, não compareceu à gravação, tampouco justificou sua falta à Comissão, o debate foi convertido em entrevista, mas sendo aproveitados os questionamentos feitos por servidores para serem feitos aos candidatos.

A entrevista foi gravada sem intervalos ou cortes, sendo dividida em três blocos apresentada na íntegra. O candidato a Presidência pela chapa 1, Anibal Lins, pode fazer sua apresentação, responder a perguntas e fazer as considerações finais. Antes das gravaçoes, o mediador Kléber Gomes, radialista e comunicador com forte atuação na esfera sindical, parabenizou o SindjusMA pela iniciativa do debate.

“O SindjusMA está de parabéns por realizar esse debate, que tem a finalidade de apresentar as propostas que as chapas defendem para a categoria. Isso é um momento ímpar no meio sindical maranhense e certamente deixa este sindicato em uma posição de vanguarda”, comentou o mediador.

Para a Comissão Eleitoral, a iniciativa inédita atendeu a expectativa, sendo mais uma ferramenta democrática de participação dos servidores no processo eleitoral da direção do Sindjus-MA.

“Ao longo desses meses o nosso maior objetivo foi em manter a lisura do processo eleitoral e garantir a democracia na escolha da diretoria do sindicato. E sem dúvidas, a organização e realização desses debates irão inaugurar um novo momento de participação dos nossos servidores, que devem se sentir cada vez mais motivados”, declarou o presidente da Comissão, Emanuel Jansen.

O debate movimentou a categoria na manhã deste sábado. Servidores avaliaram como positiva a iniciativa do SindjusMA e apoiam o que foi classificado por muitos como um momento histórico para a categoria e a oportunidade transparente dos candidatos apresentarem suas propostas. No entanto, servidores também lamentaram a ausência injustificada da candidata da chapa 2.

“Lamentamos que a candidata da chapa 2 tenha faltado ao debate, porque para nós, servidores, um debate como esse é de suma importância. Além das perguntas a serem respondidas pelos candidatos, ficaria mais clara a intenção e projetos de cada um deles. Mas, espero que na terça-feira (25) que já está agendado um novo debate, os candidatos compareçam e que possamos ter mais essa oportunidade de analisar as duas propostas e escolhermos aquele candidato que tenha comprometimento real com a nossa categoria”, comentou o servidor Bráulio Fernandes de Sá Magalhães, lotado na Central de Mandados de São Luís.

O SindjusMA destaca que o apoio dos servidores reflete o bom trabalho realizado pela Comissão Eleitoral e que o debate na televisão aumentou a expectativa da categoria para o próximo debate, que será realizado na terça-feira (25), das 13 h às 14h, na Rádio Capital AM, com transmissão ao vivo.

A eleição do Sindjus-MA acontece em 27 abril em todas as comarcas do Poder Judiciário estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *