Sindjus-MA repudia ato de presidente da OAB-MA e apoia servidores de Coroatá

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA) saiu em defesa dos servidores que trabalham na Comarca de Coroatá e lamenta o ato realizado pelo presidente da OAB-MA, advogado Thiago Diaz, no interior do fórum de Justiça. Segundo relatos dos servidores, o advogado retirou e rasgou três comunicados oficiais que estavam fixados no mural da Secretaria da 2ª Vara.

O fato aconteceu logo após uma reunião da subseção da OAB local ocorrida no Salão do Júri do próprio fórum, tendo sido cedido pelo juiz diretor do fórum. Após o encontro, Thiago Diaz se dirigiu até a 2ª Vara, onde cometeu o referido ato.

Nesta quinta-feira (23), representantes da Diretoria do Sindjus-MA vão até Coroatá conversar com servidores e também com o juiz titular da 2ª Vara, Francisco Lima. O objetivo dar apoio aos servidores e apurar o caso a fundo.

O presidente do Sindjus-MA, Anibal Lins, que estará na comitiva, classificou a atitude como uma afronta aos servidores, juízes e a todo Judiciário e foi enfático ao tratar do assunto.  “Ao ponto que já avançou nossa sociedade, vejo como inadmissível o ato praticado. É uma afronta à autonomia do Judiciário e um desrespeito com os servidores que presenciaram a atitude”, afirmou.

Após contato com os servidores da 2ª Vara de Coroatá que presenciaram o ocorrido, foi verificado que no houve qualquer autorização para a retirada dos avisos, como faz crer o presidente da Ordem.

NOTA DE REPÚDIO


O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindus-MA), como entidade legalmente representativa dos servidores do Judiciário maranhense vem a público informar que:
 
1. Repudia veementemente o ato praticado pelo advogado Thiago Diaz, presidente da OAB-MA, que de forma arbitrária e desrespeitosa arrancou avisos fixados no mural da Secretaria da 2ª Vara da Comarca de Coroatá (247Km de São Luís);
 
2. Solidariza-se e apoia os servidores da Justiça da Comarca de Coroatá, assim como o magistrado Francisco Ferreira de Lima, titular da 2ª Vara.
 
3. A atitude não se coaduna com o que se espera de qualquer cidadão sob a égide do Estado democrático de Direito, muito menos sendo este o representante maior da referida autarquia, órgão fundamental ao equilíbrio da democracia no país;
 
4. A unidade judicial é um espaço no qual atuam juízes, servidores, promotores, defensores públicos e advogados, devendo cada um exercer exclusivamente o seu papel para o perfeito funcionamento da Justiça, devendo prevalecer o respeito mútuo entre esses operadores do Direito;
 
5. Que qualquer inadequação às normas vigentes podem ser resolvidas pela via do diálogo, ou mesmo por representação feita junto ao órgão superior ao qual cada um desses operadores do Direito esteja vinculado, não cabendo a qualquer deles avocar atribuições que não são suas, sob qualquer argumento;
 
6. Vai apurar os fatos e adotará todas as medidas necessárias para apuração e, se for o caso, adoção das sanções cabíveis em defesa da categoria de servidores e em apoio à independência do Poder Judiciário.
 
ANIBAL DA SILVA LINS
Presidente
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *