Presidente da FAMEM destaca como positivo diálogo com MP em Balsas

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, destacou como extremamente positivo o I Encontro Regional de Gestão Estratégica, realizado entre os dias 20 e 21, na cidade de Balsas, aglutinando  representantes do Ministério Público e prefeitos de todos os municípios daquela regional.

“Foi uma verdadeira rodada de diálogos, em que prevaleceu a iniciativa do Ministério Público maranhense, através de seu procurador-geral, Luiz Gonzaga Martins Coelho”, destacou Tema.

O presidente da entidade municipalista estimulou os promotores de justiça de todas as comarcas da regional a  estabeleceram um canal de diálogo mais estreitos com as prefeituras. Ele disse que os municípios são penalizados, na maioria das vezes sem motivo justificado, por problemas de pouca importância,  principalmente nas áreas de saúde e de educação.

Para o líder municipalista, o diálogo deverá ser preponderante, até para auxiliar as administrações municipais, que carecem de um ponto de apoio. Tema afirmou que  muitos colegas prefeitos reclamam por serem denunciados, muitas das vezes sem culpa, e conclamou essa aproximação entre gestores e representantes do Ministério Público.

“Criou-se uma ideia de que um promotor ou um juiz não podem ser amigos de um prefeito, porque isso estaria sendo desvio de função, seria uma relação promíscua. Entendo que não é assim. O prefeito faz parte de um segmento social de relevante  importância, é o que administra uma cidade, que é levado àquele posto pelo voto popular e não pode ser visto pela ótica distorcida de muita gente que  o encara como um desonesto”, destacou.

Ao final de seu pronunciamento, Tema elogiou  o gesto do Ministério Público do Maranhão, ressaltando que o procurador-geral, Luiz Gonzaga Martins, deu um grande salto ao estabelecer essa aproximação entre representantes do MP e os gestores municipais, assinalando que, desta forma, as administrações municipais poderão iniciar um processo de desenvolvimento, sem  aquela visão e aquele temor de que todo promotor de justiça é um inimigo em potencial.

Logo na  abertura, Luiz Gonzaga Martins Coelho, destacou que o diálogo e a integração com os membros são fundamentais para que a instituição atinja os objetivos propostos.

“Priorizamos esse momento com os promotores de justiça, para detalhar as estratégias internas, para motivar todos e para ouvir as demandas dos colegas.”

Paulo Silvestre Avelar, titular da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, elogiou o formato proposto nos Encontros Regionais. “A metodologia adotada nesse evento foi muito boa, pois proporcionou um intercâmbio de informações muito valioso”.

O II Encontro  Regional está marcado para os dias 23 e 24 deste mês, na cidade de Imperatriz e a FAMEM será representada pelo prefeito Cicinho, de Estreito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *