No Dia Mundial do Consumidor, gasolina, energia, internet ficam mais caras no MA; Procon silencia

O maranhense vai sentir no bolso a partir desta quarta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, os novos valores do ICMS no Maranhão. Aprovado no ano passado pela Assembleia Legislativa com o voto de 26 deputados, o projeto foi encaminhado pelo governador Flávio Dino (PCdoB). A meta do governo estadual é arrecadar R$250 milhões em 2017 com os novos valores.

A justificativa dada pelo governador para o aumento do ICMS foi a crise econômica que o país passa e consequentemente acaba afetando o Maranhão por conta da diminuição dos repasses do governo federal. Porém economistas já avaliaram que o grande problema do estado não é a queda da arrecadação, mas sim o inchaço da máquina pública com a nomeação de vários militantes do PCdoB, PT e demais partidos, fora os apadrinhados políticos.

Os novos percentuais são os seguintes:

Energia elétrica (até 500 quilowatts-hora/mês) – de 12% para 18%

Energia elétrica (acima de 500 quilowatts-hora/mês) – 25% para 27%

Combustíveis (exceto diesel) – 25% para 26%

Fumo e derivados – 25% para 27%

TV por assinatura, telefone, internet – 25% para 27% – Mais 2% para o Fumacop, totalizando 29%.

No governo Flávio Dino é o segundo momento em que o contribuinte maranhense está sendo punido com impostos mais altos para pagar a conta dos camaradas, companheiros e demais aliados políticos que foram colocados na administração estadual.

Vale lembrar que o Procon/MA, silenciou até o momento sobre o aumento do ICMS que em alguns casos chega a 50% de elevação. Lógico que o órgão é subordinado ao governador Flávio Dino e que qualquer reação contrária as medidas do chefe do executivo estadual pode ser punida com a exoneração dos responsáveis, porém a autarquia já agiu com coragem em outros momentos como no aumento da passagem em São Luís, que é comandada por um aliado do Palácio dos Leões.

Enquanto isso no Dia do Consumidor esse é o presente que o cidadão maranhense ganha…

1 thought on “No Dia Mundial do Consumidor, gasolina, energia, internet ficam mais caras no MA; Procon silencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *