A homenagem às mulheres do vereador Honorato Fernandes

Hoje, Dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, acordei e por um instante imaginei que ao assistir aos telejornais olharia a minha mãe dando entrevista em defesa dos Direitos das Mulheres.

É na pessoa da professora Ieda Batista, em memória, que quero parabenizar a todas as mulheres que continuam na luta pelo respeito à dignidade humana e o fim de todo e qualquer tipo de descriminação e preconceito.

Faço esse registro, não apenas por ser a professora Ieda Batista minha mãe, mas pela simbologia de suas lutas ao lado de outras mulheres.

Ieda Batista, deixou lições de uma mulher ética, aguerrida, gentil, mas consciente de seu importante lugar no mundo, sempre brigando pelo direito da mulher, ao respeito como ser humano, demonstrando isso não apenas com palavras, mas com gestos e ações concretas.

Ieda Batista, desempenhou com firmeza muitos papéis. Integrou o primeiro movimento organizado de mulheres em São Luís, foi candidata à Assembléia Constituinte pelo PT, em 1986, Partido ao qual pertenço e ajudou a construir, se destacando como conferencista também pela capacidade de discernimento nos debates.

Intransigente na defesa da mulher em qualquer circunstância, se manifestava contra a violência, o machismo, a discriminação e o preconceito com uma firmeza que escapava à simples teoria. Viveu para compartilhar o saber que acumulou, ao longo de sua vida, sendo uma pessoa do meio universitário, que fincou sua capacidade de luta e de trabalho muito mais nos movimentos sociais.

Assim, tinha a constante preocupação de formar grupos de estudo dentro e fora da Universidade. No Partido dos Trabalhadores, como fundadora e militante, dando exemplos de companheirismo e de respeito à luta política partidária.

A prudência permeou sua caminhada. Sua dedicação em defesa dos Direitos da Mulher é um marco de autêntico compromisso com a liberdade e o combate à violência tendo contribuindo com publicações e como conferencista em muitos projetos de âmbito nacional.

Enfim, é por isso, que em nome da memória dela que PARABENIZO TODAS AS MULHERES DE LUTA E DE PAZ.

Uma ótima quarta-feira a todas.

Honorato Fernandes
Vereador de São Luís – PT (CNB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *