Secretário Ivaldo e Vale debatem o projeto de melhoria do Mercado do Anjo da Guarda

Com o objetivo de discutir o projeto de melhoria do Mercado do Anjo da Guarda, por meio da parceria entre a Prefeitura de São Luís e a mineradora Vale, foi realizada uma reunião na manhã desta quarta-feira (18), na sede da (Semapa), no bairro Tirirical. A parceria visa a realização de intervenções nas estruturas físicas e sanitárias do local e ainda a capacitação profissional e melhorias nas condições de trabalho dos permissionários e de comercialização de produtos alimentícios à disposição da população.

A reunião contou com a presença do titular da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, do gerente geral de relações institucionais da Vale, Dorgival Pereira, da analista de relações com a comunidade e do engenheiro de análises de projetos de relação com a comunidade da empresa, Bruna Rocha e Francisco Arnaldo, de técnicos da Semapa e do gerente do Mercado do Anjo da Guarda, Fabiano Vitorino dos Santos.

Na ocasião, a equipe da Vale, pontuou as fases do projeto até o momento. Informou que a Semapa entregou à companhia, inicialmente, um anteprojeto de melhoria do mercado (que situa-se entre o estudo preliminar e o projeto de execução). Em seguida, a mineradora solicitou que fossem feitos alguns ajustes para que o anteprojeto se adequasse à política de investimentos da empresa na área social no que diz respeito à geração de emprego e renda e também pontuou necessidades de melhorias.

A equipe da Semapa informou que vai concluir todos os ajustes no anteprojeto que foram solicitados e também que vai realizar um diagnóstico social no local para verificar o que pode ser feito para acolher os feirantes que atuam na parte externa do mercado. Segundo o gerente do Mercado do Anjo da Guarda, Fabiano Santos, trabalham no interior do local, quatrocentos e trinta e cinco permissionários e duzentos e oitenta ambulantes atuam do lado de fora.

Para verificar essa situação in loco ficou acertado na reunião que as equipes técnicas da Semapa e da Vale visitarão juntas e, em breve, o Mercado do Anjo da Guarda.

O representante de relações institucionais da Vale, Dorgival Pereira, explicou que assim que a Semapa concluir os ajustes no projeto de melhoria do mercado do Anjo da Guarda e apresentar os levantamentos de quantas pessoas serão beneficiadas, de quais e quantos negócios serão gerados, quais serão os fornecedores e parceiros e, informar a capacidade de geração de emprego e renda no local e ainda como será realizado o trabalho de capacitação dos permissionários, haverá uma nova reunião entre as equipes técnicas da Semapa e da Vale para definirem a elaboração do projeto executivo no qual constarão, entre outros dados, o orçamento, a ordem dos recursos, as ações e o cronograma de realização das ações e intervenções.

“A nossa equipe técnica vai verificar as adequações que serão executadas pela Semapa. Se validadas, daremos sequência a elaboração do projeto juntamente com a Prefeitura de São Luís para realizar as melhorias no Mercado do Anjo da Guarda”, pontuou Dorgival Pereira.

No que depender da Semapa as adequações serão feitas o mais rápido possível para que o projeto seja implementado o quanto antes, assegurou o secretário Ivaldo Rodrigues. “É determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que as ações que visam às melhorias do Mercado do Anjo da Guarda sejam retomadas com a máxima agilidade. E nós estamos disponíveis para fazer de tudo para aprimorarmos o projeto o quanto antes e colocá-lo em execução”, destacou Ivaldo Rodrigues.

2 thoughts on “Secretário Ivaldo e Vale debatem o projeto de melhoria do Mercado do Anjo da Guarda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *