Ivaldo Rodrigues vai melhorar condições sanitárias e de higiene de feiras de São Luís

ivaldofeiraCom o objetivo de verificar as condições de acondicionamento e comercialização de alimentos na feira livre do João Paulo, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues realizou, na manhã de segunda-feira (9), uma visita técnica ao local, administrado pela Associação de Feirantes do João Paulo.

Na ocasião, o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, acompanhado de servidores da pasta, percorreu a feira observando as condições de trabalho dos permissionários, além da estrutura física e das condições higiênicas e sanitárias dos boxes.

O gerente da feira, Edmilson Lindoso, falou à equipe sobre algumas iniciativas de melhoria no local como a colocação, pela Prefeitura, de lixeiras destinadas ao armazenamento dos resíduos que são recolhidos pelas equipes da limpeza urbana.

Também informou que a gestão municipal faz a lavagem do local para evitar o acúmulo de sujeira e a contaminação de alimentos. Durante a visita, o secretário Ivaldo Rodrigues também conversou com feirantes e consumidores para ouvir as suas principais reivindicações.

AÇÕES COORDENADAS

No final da manhã, o secretário municipal da Semapa, Ivaldo Rodrigues e técnicos reuniram-se, na sede da secretaria, com o superintendente de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Nelson Buriti; a Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Teresinha Lobo; o coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonozes (UVZ) de São Luís, João Batista Pires; e o biólogo da UVZ, Alan Calvet.

O objetivo da reunião foi verificar de que forma essas entidades podem trabalhar juntas para otimizar os resultados das ações de limpeza e de melhoria das condições sanitárias e de higiene na feira do João Paulo e em outros mercados e feiras de São Luís.

“Nós formamos uma comissão com representantes da Semapa, Semosp e Secretaria de Saúde que vai elaborar um calendário de ações coordenadas de limpeza e ainda de educação voltada às boas práticas de higiene específicas para os feirantes, dentro da política do prefeito Edivaldo de intensificar a capacitação técnica e orientação para os feirantes, garantindo o bom atendimento da população. Em paralelo, a Semapa vai realizar um recadastramento dos permissionários e fazer um planejamento estratégico de ações que deverão ser implementadas a curto, médio e longo prazos”, ressaltou Ivaldo Rodrigues.

2 thoughts on “Ivaldo Rodrigues vai melhorar condições sanitárias e de higiene de feiras de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *