Centro de Prevenção de Doenças Renais do HUUFMA é inaugurado

Na tarde de segunda-feira, 23, foi inaugurado oficialmente o Centro de Prevenção de Doenças Renais-CPDR- do Hospital Universitário da UFMA. Na solenidade de descerramento da placa estavam presentes o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, o diretor de Logística e Infraestrutura Hospitalar da EBSERH, Garibaldi José de Albuquerque, a superintendente do HUUFMA, Joyce Santos Lages, o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi, a coordenadora do Centro de Prevenção de Doenças Renais, Érika Carneiro, a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Luís, Helena Duailibe, entre outras autoridades e profissionais que atuam no hospital.

Na ocasião, a comitiva realizou uma visita em todos os ambientes do Centro, entre eles nove consultórios, salão para atividades do paciente, laboratório, assim como as salas que serão utilizadas para o Projeto PrevRenal e também para o Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar desenvolvido pelo Serviço de Nefrologia do HUUFMA e pela UNASUS/UFMA.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães parabenizou toda a equipe pela estrutura e pela qualidade do serviço oferecido para o atendimento ao paciente renal: “Fiquei muito feliz em poder comprovar que o HUUFMA não à toa é o maior Hospital Universitário do Brasil, que atende 100% SUS. Todos que fazem este hospital estão de parabéns, por meio de iniciativas como esta que podemos perceber o quanto é possível prestar um atendimento público de qualidade, com equipamentos de ponta e profissionais capacitados”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, agradeceu a presença de todos em um momento tão marcante para o hospital e destacou que essa foi uma grande conquista, com o empenho de toda a equipe do HUUFMA, com a parceria da Ebserh e o apoio do Ministério da Saúde, em prol do crescimento da instituição.

O Centro de Prevenção tem como objetivo oferecer à população maranhense um atendimento diferenciado no que diz respeito às diversas patologias renais, observando causas tratáveis e preveníveis da doença, visando a melhoria na qualidade de vida do usuário. Ele conta com uma equipe multiprofissional coordenada pela nefrologista Dra. Érika Carneiro. A equipe é composta por nefrologistas, endocrinologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, educadores físicos e nutricionistas que atendem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

Por essa razão, busca a prevenção primária e secundária da doença renal crônica, com atendimentos da liga acadêmica de hipertensão, atendimentos de infecções urinárias de repetição, encaminhamento de patologias urológicas, acompanhamento e tratamento de complicações da doença renal crônica e agravos cardiovasculares, entre outros procedimentos, que retardam a progressão da drc.

O centro realiza hoje o que se chama de tratamento conservador, que é o tratamento realizado por meio de orientações importantes, medicamentos e dieta, visando conservar a função dos rins que já têm perda crônica e irreversível, tentando evitar, o máximo possível, o início da diálise – tratamento realizado para substituir algumas das funções dos rins, ou seja, retirar as toxinas e o excesso de água e sais minerais do organismo. Eis a importância do Hospital Universitário em criar um centro nesses moldes com o intuito de proporcionar à população maranhense um serviço ainda mais qualificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *