Telessaúde do HU-UFMA é modelo para núcleos de todo o Brasil

Implantado em 2007 por meio de financiamento da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), o Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) tem motivos de sobra para começar o ano de 2017 com celebrações: hoje o núcleo é o primeiro do Brasil em rapidez nas respostas de teleconsultorias e o quarto em quantidade de teleconsultorias respondidas. Os resultados foram alcançados graças à iniciativa do setor em criar um sistema de monitoramento voltado para as atividades de teleconsultorias que, em 2016, foi disponibilizado para vários núcleos do Brasil.

O sistema é ideia do coordenador do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA, Humberto Serra, que buscou gerar e monitorar os indicadores das atividades ligadas à teleconsultoria. O desenvolvimento e a instalação do sistema ficaram a cargo do programador e responsável técnico do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA, Rubem Sousa Silva.

A ferramenta possibilita a gestão mais eficiente do serviço de teleconsultoria, permitindo o monitoramento em tempo real de todo o processo com a geração de indicadores para avaliação. O sistema permite o controle rigoroso, garantindo resposta com rapidez e maior qualidade, além de melhorar a avaliação das respostas seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

A notoriedade veio por meio de uma apresentação realizada em um evento científico internacional em Barcelona, na Espanha, no mês de julho de 2016, o que deu impulso para que o sistema de monitoramento fosse divulgado e aceito de forma exitosa. Muitos núcleos tiveram interesse e solicitaram a implantação da ferramenta ao Núcleo de Telessaúde do Maranhão.

nucleo-de-telessaude-do-hu-ufmaO primeiro Núcleo a ser beneficiado com a ferramenta foi o Núcleo Intermunicipal de Telessaúde de Bacabal, seguido do Núcleo de Telessaúde da Bahia e do Núcleo de Telessaúde de Mato Grosso. Para o coordenador do Núcleo de Telessaúdedo HU-UFMA, Humberto Serra, todo esse resultado é fruto do trabalho comprometido e competente da equipe. “É o Maranhão expandindo conhecimento para outros estados do Brasil”, comemora.

Saiba mais

A teleconsultoria é caracterizada pelo diálogo por meio de instrumentos de telecomunicação, entre trabalhadores e profissionais da área da saúde em que são esclarecidas dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. O interessado entra em contato por meio do sistema com o telerregulador, que analisa e direciona a dúvida ao teleconsultor, geralmente um médico. Caso necessite de informação mais específica, o teleconsultor pode encaminhar a pergunta a um especialista, que devolve ao interessado a resposta do seu questionamento. O Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA conta com infraestrutura moderna, o que possibilita alcançar, via internet, lugares mais longínquos. Sua estrutura conta com auditório e sala de reunião equipados para videoconferências, além de cinco salas virtuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *