Imagem do dia: Você conseguiria sobreviver com R$60 por mês?

20161124_143303Muitos responderiam que não, afinal por muitas vezes em um lanche consumimos esse valor ou até mesmo em uma compra básica de supermercado, esse montante é gasto. Mas o senhor José Lourenço de 53 anos, vive com apenas esta quantia e mora numa casa com mais 5 pessoas, dois adultos e três crianças.

Em mais uma matéria especial para O Estado de São Paulo fui buscar personagens que vivem na extrema pobreza para relatar as dificuldadesde se viver com tão pouco em um momento de crise econômica no país.

No primeiro momento achei que era difícil, mas passando pela avenida Ferreira Gullar encontrei esse homem e mais a frente encontrei a senhora Isaílma que vive com R$280 por mês para manter 8 pessoas, o marido que é carroceiro e mais 6 filhos. Talvez se fosse necessário, eu ainda teria encontrado mais personagens, afinal a pobreza grita e salta aos nossos olhos, mas por muitas vezes estamos tão fechados na nossa redoma que não percebemos.

Seu José Lourenço vive numa palafita por mais de 30 anos, desde que chegou de São Bento. A sua moradia fica dentro de um igarapé as margens do rio Anil. Como vista, ele tem os fundos do Palácio dos Leões e o La Ravardiere, uma das mais belas imagens de São Luís, ambos os prédios que abrigam o governador e o prefeito, respectivamente, dão as costas literalmente para o nosso povo sofrido e que clama por ajuda.

José Lourenço vive de catar latinhas e sucata pra vender a 15 centavos o quilo. Apesar do sofrimento, ele chega a percorrer 30 km por dia para tentar garantir o sustento. Ele não reclama da vida que leva e ainda acredita que um dia Deus vai olhar por ele e por sua família.

O homem de 53 anos diz que consegue fazer as três refeições diárias, as quais são a base de café, arroz e farinha.

É praticamente impossível não se chocar e não se revoltar com essa situação. Você inclusive começa a se cobrar: “o que eu poderia fazer para tentar amenizar essa situação?”

O Maranhão é o estado que concentra o maior número de pessoas vivendo na extrema pobreza. São quase um milhão de habitantes nessa triste estatística.

Infelizmente o senhor José Lourenço é apenas um dos rostos que clamam por socorro e que passam diariamente aos nossos lados, mas por muitas vezes nós somos cegos para essa lamentável realidade que nos assola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *