Dia C de Combate ao Câncer de Pele será realizado no HU-UFMA

cover-face-dia-c-final-16-novNo próximo sábado, dia 26/11, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) será palco de mais uma ação de combate ao Câncer de Pele, oferecendo exame preventivo e gratuito. A campanha ocorre nacionalmente e é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no Maranhão tem a parceria com o HU-UFMA. A ação objetiva o diagnóstico e tratamento do câncer de pele, e contará com a participação de 20 dermatologistas, sendo 10 da Comissão de Combate ao Câncer e 10 do HU-UFMA que se revezarão no horário de 9h às 15h para atender a população.

Os interessados deverão se dirigir, no dia da ação, ao Ambulatório de Dermatologia do HU-UFMA, que fica localizado em um prédio anexo, na rua das Hortas, nº114, centro. Serão distribuídas, no local, 200 senhas de atendimento. O atendimento será restrito para análise e diagnóstico do câncer de pele. Os casos diagnosticados com câncer serão encaminhados para o Hospital Aldenora Belo, lesões graves (não cancerígenas) serão direcionadas para tratamento por meio de marcação na CEMARC e lesões simples serão devidamente medicadas.

De acordo com o coordenador estadual da Campanha e médico dermatologista do HU-UFMA, Leonardo Maciel, a população deve ficar alerta para esse tipo de câncer, especialmente a maranhense, pois existe grande exposição ao sol. E a melhor forma de evitar é a prevenção.

Saiba mais sobre o Dia C:

No 17º ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. São cerca de 3 mil dermatologistas voluntários que realizarão consultas gratuitas em 127 postos de atendimento, em 25 estados brasileiros. A ação prevê um alerta ao tipo de câncer mais incidente no Brasil e pretende atender mais de 30 mil pessoas durante a mobilização.

Na edição de 2015, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

O Dia C é um dia de voluntariado que objetiva a identificação precoce do câncer na pele, evitando danos ou mutilações mais profundas. E reforça também a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação.

Câncer da pele:

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar. A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção!

Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *