São José de Ribamar Jazz e Blues Festival oferece oficinas de música gratuitas

A III Edição do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival que será realizada de 31 de outubro a 6 de novembro, além de shows de grandes nomes da música, também irá brindar estudantes com duas oficinas musicais gratuitas.  As oficinas serão realizadas na escola estadual Centro de Ensino Estado da Guanabara (Rua 28 de Julho, nº99, Centro, próximo ao Cursinho Pré-Vestibular do município), nos dias 31/10 e 01/11 para os alunos dessa escola.

No dia 31 de outubro (segunda-feira), às 15h será realizada a Oficina de Guitarra com Marcus Lussaray e no dia 01/11, às 9h, será a vez da Oficina de Musicalização com Recursos Digitais ministrada por Ivaldo Guimarães (Licenciado em música). Pelo segundo ano consecutivo, o festival estabeleceu uma parceria com a escola que ofertou sua estrutura, incluindo o laboratório de informática, para a realização das oficinas. A iniciativa tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, que promove a democratização do acesso à cultura.

As oficinas- A oficina de guitarra acontecerá no pátio da escola onde todos os alunos terão, além de um processo de iniciação musical, a oportunidade de apreciar a performance e as explicações do guitarrista Marcus Lussaray sobre o universo da guitarra elétrica e seu uso com pedaleiras e efeitos.

Já a oficina de Musicalização com Recursos Digitais ofertará 30 vagas, de acordo com a capacidade do laboratório de informática da escola, onde os alunos terão acesso a um conteúdo introdutório de musicalização por meio da manipulação do software de edição de partitura – Musescore.

Segundo Ivaldo Guimarães, coordenador de oficinas de música do festival, “a parceria com uma escola de ensino fundamental e médio tem uma importância essencial para a formação musical dessas crianças e adolescentes, pois oportuniza a eles momentos de grande aprendizado. E esse é um grande legado deixado à cidade que acolhe o festival”, disse.

Ivaldo Guimarães complementa que a realização das oficinas também traz outros benefícios aos alunos. “Nós buscamos fomentar a formação de uma plateia inteligente, dotada de conhecimento básico para desenvolver uma sadia apreciação musical, além de proporcionar, aos participantes das oficinas, os benefícios que orbitam o desenvolvimento da musicalidade“, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *