Pinheiro: Gestão de Filuca Mendes supera meta do MEC no IDEB

mediceO município de Pinheiro, na Baixada Maranhense, superou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) de 4.4, atingindo a marca de 5.0.

O resultado altamente positivo divulgado nesta quarta-feira (08) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) foi comemorado pelo prefeito e candidato à reeleição de Pinheiro, Filuca Mendes, que refletiu: “esse salto de qualidade é resultado das medidas, ações e programas que implementamos na área educação”, afirmou o candidato.

Dentre as medidas adotadas pela administração municipal, que sintetizam um novo modelo de Educação adotado no município, destacam-se a capacitação e valorização de professores, modernização do ensino com o uso de tecnologias e uma grade curricular compatível com o mundo moderno, além da integração família-escola que muito tem contribuído na preparação dos nossos alunos para os desafios do mercado altamente competitivo.

Filuca citou como exemplo a Unidade Integrada Presidente Médici totalmente reformada e reestruturada com climatização, modernos recursos para facilitar o processo ensino/aprendizagem, onde todos os 755 alunos e 56 professores dispõem, cada um, de um tablet, além de cinema, anfiteatro, biblioteca on line, espaço para reforço escolar e de atividades como oficinas de artesanato, arte e pintura, dentre outras, para a integração escola/família. A escola dispõe ainda do “Tutu”, um triciclo que fica à disposição do aluno ou do professor para levá-los em casa ou a um hospital em caso de necessidade, como um mal-estar.

“Essa é escola dos nossos sonhos e que estamos implantando tanto na sede, como na zona rural”, salientou Filuca ao ratificar que a área da educação é prioridade nessa e em sua nova administração. “Em nossa primeira gestão como prefeito de Pinheiro, erradicamos os barracões que envergonhavam nosso município, substituindo-os por escolas dignas. Nesta gestão, estamos dando um salto no modelo educacional, trabalhando na perspectiva integrada, com participação da família no dia da escola. A ideia é consolidar esse processo de modernização das escolas polos e da sede, com a climatização das salas de aulas, auditório, salas de cinemas, espaço para grêmios estudantis, bem como investimentos em softwares educacionais”.

O candidato peemedebista garantiu ainda o fortalecimento do Centro de Capacitação de Professores, a continuidade dos programas Água para Escola e de incentivo e inclusão educacional e programas como o “Talentos”, levando estas melhorias também para a zona rural de Pinheiro. “Hoje pagamos o Piso Nacional do Magistério para todos os professores da rede municipal. São quase dois mil discentes em atuação e nos comprometemos com a ampliação de seus benefícios, com a atualização anual do Piso Salarial Nacional e abertura de Concursos Públicos para professores municipais”, assegurou Filuca.

Outras metas de Filuca são a ampliação da estrutura da rede escolar municipal para a elevação do número de vagas, a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, a criação das Olimpíadas do Conhecimento e implementação de ações para o incentivo ao desempenho escolar e ao fortalecimento dos grêmios estudantis. “Todos os nossos cerca de 16.800 alunos recebem fardamento e merenda escolar com acompanhamento de nutricionistas. É importante ressaltar que 70% da merenda escolar é proveniente da agricultura familiar”, salientou.

Filuca garantiu ainda a manutenção e ampliação do programa “Família Escola-Escola Família” com a aquisição de mais triciclos e capacitação de mais agentes de integração, a melhoria da qualidade do transporte escolar, a construção de quadras esportivas em todas as escolas polos da zona rural e a elaboração e implantação do projeto piloto para atendimento com creche e educação infantil em tempo integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *