Aníbal Lins defende educação em tempo integral em São Luís

Anibal já visitou diversas creches comunitárias em São LuísO candidato a vereador da capital maranhense Aníbal Lins, tem defendido como uma de suas bandeiras de campanha a luta pela educação em tempo integral. Uma das principais propostas, segundo o próprio candidato, essa modalidade de ensino tem a finalidade de garantir aos jovens uma formação que vai além do aprendizado de disciplinas, pois contempla atividades esportivas, artísticas e sociais.

“Nosso país está ficando para trás em relação a outros emergentes. Precisamos reformular nossa forma de educar nossos jovens, formando cidadão plenos de conhecimento e do seu papel na sociedade. Tenho certeza que em São Luís podemos fazer a nossa parte e o meu empenho será parra que tenhamos uma educação integral no ensino fundamental. Como vereador vou lutar para que o modelo de educação integral deixe de ser discurso e saia  definitivamente do papel”, garante Aníbal Lins.

Dentro desse novo modelo, Lins defende, também, a ampliação da rede de creches municipais e o apoio do poder público às creches comunitárias, que complementam o atendimento de milhares de crianças. Na visão de Aníbal Lins essa rede precisa ser fortalecida, pois tem reflexo direto na geração de emprego e renda, uma vez que muitos pais deixam de trabalhar porque não têm onde deixar os filhos.

Formação plena

Para Aníbal Lins, com a consolidação da proposta da modalidade integral de ensino,  será possível a instituição do estudo da educação ambiental. O candidato afirma que é fundamental que um ecossistema peculiar – que é a Ilha de São Luís – tenha uma proposta educacional direcionada para a preservação da fauna, flora e outras riquezas naturais. “Nós precisamos despertar para o fato de que estamos conectados com o nosso habitat. Precisamos cuidar da bela Ilha”, pontua.

Ainda dentro do que Lins chama de propostas para a educação, o candidato também defende a instrução de noções do Direito a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. Aníbal Lins garante que o ensino precisa ser voltado para o convívio em sociedade e que esta é atravessada por normas e regras de conduta, sendo necessário o conhecimento para manutenção da ordem e da paz social.

“O cidadão só é pleno quando exerce a sua cidadania, mas para isso é preciso conhecer seus direitos e deveres. Isso vai além do que simplesmente saber o que é certo ou errado. Cada cidadão preciso estar ciente dos seus direitos, saber como funciona o poder público, saber onde e como buscar a preservação das suas garantias. Por outro lado, ele precisa estar consciente dos seus deveres a as consequências de seus atos para ele e para a sociedade”, explica Lins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *