Secretaria de Educação de São Luís já contabiliza mais de mil óculos entregues a estudantes jovens e adultos

oculossemedA Secretaria Municipal de Educação (Semed) já contabiliza 1138 óculos entregues a estudantes da área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de São Luís. A assistência oftalmológica aos estudantes dessa modalidade educacional é realizada por meio do Programa Olhar Brasil. De iniciativa do governo federal e executado em parceria com estados e municípios, o programa é desenvolvido pela Prefeitura de São Luís por intermédio de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semus).

Desde o início da atual gestão, foram realizadas 1254 consultas oftalmológicas, beneficiando tanto os alunos regularmente matriculados em classes de EJA da rede municipal quanto os participantes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). No início, as consultas eram realizadas em clínicas particulares mas, em 2015, a Prefeitura de São Luís firmou parceria com o Hospital Universitário Presidente Dutra, o que possibilitou a realização das consultas na clínica oftalmológica do hospital. Nos casos em que a necessidade de óculos é constatada, os estudantes podem escolher um modelo de armação e, posteriormente, recebem os óculos. Todo o processo, da consulta à entrega dos óculos, é inteiramente gratuito.

Para muitos estudantes da EJA, o benefício representou a diferença entre continuar ou não os estudos. O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou que a extensão do programa para as classes de jovens e adultos é mais um passo no sentido de garantir atenção integral a toda a rede de ensino de São Luís, conforme determinado pelo prefeito Edivaldo. “De forma pioneira e cumprindo uma determinação do nosso prefeito, incluímos a partir de 2015 as classes de EJA na assistência oferecida pelo programa Olhar Brasil. Sabemos que os problemas de visão podem ser um empecilho no progresso de muitos estudantes durante a sua vida escolar. Com este programa, buscamos garantir condições para que esses jovens, adultos e idosos se mantenham firmes nos estudos e avancem na escolaridade”, disse o secretário Geraldo Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *