Adriano Sarney e Andréa Murad estão brigando para ocupar a liderança do Bloco de Oposição

adrianoandreaApós um ano, a oposição parece começar a se organizar para formar um Bloco na Assembleia Legislativa. Em 2015, apenas o PMDB ficou fora dos grupos governistas, PV e PTN chegaram a compor os Blocos “Unidos pelo Maranhão” e do “Parlamentar Democrático”, mas no meio caminho acabaram pedindo a saída e permaneceram isolados até o fim do ano. Para 2016, os três partidos prometem formar um Bloco de Oposição, porém a intenção já vem acompanhada por um intensa disputa entre Adriano Sarney (PV) e Andréa Murad (PMDB).

PMDB, PV e PTN juntos colocariam 9 deputados na oposição, apesar de que apenas 4 (Adriano, Andréa, Edilázio Júnior (PV) e Sousa Neto (PTN)) destes seriam de fato contrários ao governo. No entanto, apesar da pequena representatividade, o neto de Sarney e a filha de Ricardo Murad estão travando uma grande briga interna pelo posto de líder da oposição.

De acordo com o que foi apurado, uma proposta inicial foi apresentada para que a liderança fosse revezada ano após ano e inicialmente começaria com o Adriano Sarney e logo em seguida Andréa Murad, mas o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Roberto Costa, informou que a peemedebista não aceitou a proposta e logo Adriano se sentiu incomodado.

Procurada para falar sobre o assunto, Andrea Murad explicou: “Anteriormente eu havia me colocado à disposição para exercer a liderança por consenso e falei sobre isso com o líder do meu partido, dep Roberto Costa, que não colocou objeção e passou a informação para o deputado Adriano. Eu propus, inclusive, que houvesse um revezamento na liderança caso tenham outros interessados. Mas nem o Bloco está formalizado ainda. Então, se não houver consenso, nem entendimento sobre o revezamento, proponho uma disputa entre os deputados integrantes do Bloco a ser formado. Somos 4 no PMDB, 4 do PV e mais Sousa Neto. Por mim não há problema algum em disputar”.

Adriano Sarney foi procurado por este jornalista para comentar o assunto, mas não atendeu as ligações e nem retornou o contato.

Andréa e Adriano mantém interesses no posto de liderança da oposição este ano por conta da eleição municipal. Os dois fazem parte de grupos que devem disputar a prefeitura de São Luís.

Pelo que foi apurado, os governistas parecem estar trabalhando para alimentar essa disputa para evidenciar um desgaste entre a oposição. Adriano Sarney seria o preferido pelos situacionistas a ocupar o posto de líder por manter uma postura mais técnica e equilibrada, uma vez que Andréa Murad parte mais para o embate agressivo e intransigente como a própria deputada já se classificou em relação ao governo Flávio Dino.

Sobre o Bloco da Oposição é capaz dele diminuir para 7 deputados, uma vez que Max Barros tem conversas adiantadas com o PSD. O deputado não esconde sua insatisfação com o PMDB e deve trocar de legenda até o final de março, mas deve manter sua postura de independência em relação ao Governo. Já Rigo Teles deve deixar o PV e partir para um partido governista. Caso se confirmem essas trocas partidárias, o PMDB passaria ter 3 deputados, assim como o PV e o PTN com um representante.

2 thoughts on “Adriano Sarney e Andréa Murad estão brigando para ocupar a liderança do Bloco de Oposição

  1. O deputado Adriano Sarney é o nome mais indicado para assumir o posto. Pois tem mantido uma postura como poucos naquela Casa, sempre com discursos equilibrados e ponderados, mas não deixando de cumprir seu papel como oposição. Sem querer desmerecer a deputada Andrea, que também tem marcado sua posição na Assembléia, mas devido sua ligação com Ricardo Murad, seu pai, que faz oposição passional ao governo, poderia prejudicar a imagem da Oposição naquela Casa. O momento é de saber colocar as pessoas certas em posições estratégicas. E o jovem Adriano tem mostrado que é um político habilidoso e articulado, preparado para representar a oposição na Assembléia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *