Zé Inácio entra com ação na Justiça Federal pedindo afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara

O deputado estadual Zé Inácio (PT), ingressou no início da tarde desta sexta-feira (18), com uma ação popular contra o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), solicitando o afastamento da presidência. De acordo com a argumentação do líder do PT na Assembleia Legislativa do Maranhão, o objetivo da sua ação visa “preservação da moralidade administrativa para garantir o processamento e o julgamento de representação por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara dos Deputados”.

ff27c816-ea77-4cea-8576-2ee96fe3a768

De acordo com Zé Inácio, Eduardo Cunha não tem mais condições de permanecer na presidência da Câmara Federal, uma vez que ele vem atrapalhando o processo de cassação do seu mandato na Comissão de Ética. O petista afirma: “Eduardo Cunha está abusando da sua condição de presidente para procrastinar o andamento do processo”.

Na última quarta-feira (16), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também já havia solicitado ao Supremo Tribunal Federal o afastamento do peemedebista da presidência da Câmara Federal. O objetivo do chefe do Ministério Público é assegurar a continuidade das investigações criminais contra o deputado federal e a instrução dos processos. Para Janot, o presidente da Câmara vem utilizando o cargo em benefício próprio e ilícito para evitar que as investigações contra ele.

Apesar do pedido ter sido protocolado na última quarta, o STF anunciou que só vai avaliar em fevereiro de 2016.

Zé Inácio agora coloca um novo pedido na mesa da Justiça Federal, solicitando o afastamento de Eduardo Cunha. Ainda não há resposta por parte do judiciário.

O deputado estadual protocolou o pedido, acompanhado de membros do PT maranhense, entre eles o vice-presidente Augusto Lobato e a dirigente nacional Berenice Gomes, entre outros como Nonato Chocolate, Zé Antônio Heluy etc.

20151218_135236 20151218_135245 20151218_135303

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *