“O trabalho realizado até aqui não tem mais volta”, destaca Natalino Salgado

É hora de celebrar. A universidade viveu mais um momento democrático e tudo transcorreu dentro das normas esperadas em tais disputas. Cada lado envolvido pode mostrar suas propostas à comunidade universitária que, por sua vez, foi às urnas fazer sua escolha. Celebro, portanto, a normalidade na vida desta instituição. Como médico, aprendi a ler os sinais que indicam saúde num corpo, mais especificamente, no órgão no qual sou especialista. Os marcadores biológicos que os exames mostram, a consulta e o diálogo entre médico e paciente. Nossa universidade deu excelentes sinais de saúde democrática.
É natural, nestas circunstâncias, que as pessoas façam escolhas e aflorem paixões, grupos que se opõem, seja no sentido ideológico e/ou administrativo, mas ao final, passado o calor das falas, uma ideia saiu vencedora, pois afinal é disso que se trata, não de um grupo ou pessoa em particular. Entendo que, neste momento, não cabe mais se falar em vencedores e vencidos, estamos todos, outra vez do mesmo lado, o lado da Universidade Federal do Maranhão.
Nas duas oportunidades em que concorri ao cargo de Reitor, tinha um sonho numa mão e a vontade de me dedicar de corpo e alma à UFMA na outra. Passados os dois mandatos, tenho um coração agradecido porque Deus me concedeu saúde e não saí da rota que me propus perseguir. A ideia vencedora nesta disputa recente nasce não de escombros, mas de um projeto consolidado, tanto no sentido estrutural como acadêmico e não somente em São Luís, mas nos principais polos no interior do Estado.
O trabalho realizado até aqui não tem mais volta. A vocação desde sempre da Universidade encontrou seu destino como máximo representante do ensino superior no Maranhão e pede por mais. Assim, a equipe que sai vitoriosa nas urnas, tem o solene desafio de ampliar, de fortalecer, de manter estável o voo de águia que a UFMA alcançou.
Tenho a grata satisfação de saber que as pessoas que encabeçarão os destinos da UFMA brevemente tem real compromisso com o mister desta instituição com o ensino de qualidade, múltiplo, fazedor de ciência, provocador de desenvolvimento e qualidade de vida.

A todos os que acreditaram na ideia de uma UFMA progressista, produtora de desenvolvimento para nossa nação, aqui, em seu espaço de influência, que apostaram num projeto que tem se provado não superior, mas eficaz e com resultados palpáveis e visíveis na vida de milhares de estudantes, no corpo técnico e docente, a estes e aos demais, meus parabéns.

1 thought on ““O trabalho realizado até aqui não tem mais volta”, destaca Natalino Salgado

  1. Amigo Natalino

    Seu trabalho é um legado para o nosso Estado.
    Parabens pela sua coragem, dedicacao e competencia.
    Abraco, celia dino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *