Nair Portela participará da aula inaugural do curso de Engenharia da Pesca em Pinheiro

Nesta quinta-feira (26), ocorre a primeira aula do Curso de Engenharia de Pesca. A Aula Inaugural, de tema “Estudos biológicos para subsidiar o cultivo de um peixe marinho no Maranhão” e que será proferida no Campus de Pinheiro pela professora adjunta do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, Talita da Silva Espósito, contará com a presença da reitora Nair Portela e de professores do curso, além dos alunos da primeira turma da recém-criada graduação.

Segundo a professora Talita Espósito, a formação de engenheiros de pesca no Maranhão surge como uma possibilidade para o desenvolvimento do Setor pesqueiro e aquícola, estimulando a vocação natural do Estado para as atividades do ramo. “Essas práticas ainda precisam ser mais exploradas pelas políticas públicas, para promover o desenvolvimento sustentável dessas áreas, justificando, assim, a importância do curso de Engenharia de Pesca neste Estado”, disse a docente.

As disciplinas dos primeiros períodos serão ministradas em Pinheiro, para que os alunos tenham aulas básicas da graduação. Por meio de concurso público, quatro professores já integram o quadro e estarão em ação com a primeira turma, composta por 39 alunos matriculados que entraram por meio do Enem e SiSU. Ecologia, Zoologia Aquática, Química Inorgânica Experimental e Botânica Aquática são algumas das disciplinas que compõem conteúdos básicos do curso, porém os estudantes também terão aulas de Economia Pesqueira, Beneficiamento e Industrialização do Pescado, e Tecnologia de Pesca, que fazem parte do núcleo de conhecimentos profissionais essenciais.

Mesmo iniciando em Pinheiro, a sede do Curso de Engenharia de Pesca é lotado no Campus Avançado de Cururupu. A professora Talita explicou que a graduação tem como anseio o desenvolvimento social da região e atender a demanda por alimentos, num Estado onde há quase 15% de prevalência de domicílios em situação de insegurança alimentar grave. Ela também acrescenta que Cururupu é um dos maiores produtores de peixe no litoral do estado do Maranhão.

“Do ponto de vista econômico e social, o desenvolvimento das atividades de pesca e aquicultura, que será alcançado através da formação de profissionais na área de Engenharia de Pesca, irá trazer à região a geração de novos empreendimentos e aumento de ofertas de empregos diretos e indiretos, resultando em uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida de seus habitantes”, destaca.

Graduados, os alunos da primeira turma contribuirão para o planejamento, direcionamento, gestão e ordenamento da pesca extrativista, para a produção de organismos aquáticos como peixes, crustáceos, moluscos e algas em cativeiro, e para a atuação direta sobre a tecnologia de planejamento de novas formas de exploração, armazenamento, transporte, processamento e comercialização dos produtos finais provenientes da indústria pesqueira.

“O curso de Engenheira de Pesca é indispensável ao incremento da atividade da pesca e da aquicultura no Estado do Maranhão, atuando primariamente na capacitação de profissionais capazes de buscar fomento para a atividade e prestar assistência técnica para produtores locais”, comentou Talita Espósito.

Na visão dela, a implantação da graduação contribui para o desenvolvimento da universidade e para a sociedade maranhense. “A UFMA, em mais de cinco décadas de existência, e mais de 30 anos de interiorização, tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Maranhão, formando profissionais nas diferentes áreas de conhecimento em nível de graduação e pós-graduação”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *