Instituto desmente suposta pesquisa de intenção de votos da OAB e chapa de Thiago Diaz comete atos ilegais

O diretor da Econométrica divulgou nesta terça-feira (18), uma nota informando que em nenhum momento o Instituto foi contratado para fazer pesquisas de intenção de voto relacionadas a eleição da OAB no Maranhão. Sérgio Oscar informa que os números divulgados pela chapa “Renovar para Mudar” em nada se assemelham aos números das pesquisas tracking que ele tem feito, desmentindo assim qualquer possibilidade de empate técnico entre Valéria Lauande e Thiago Diaz.

Para piorar, a chapa de Thiago Diaz cometeu dois atos ilegais de acordo com o regimento eleitoral da OAB. Além de não haver registro das pesquisas, não é possível realizar divulgação de nenhum número 15 dias antes do pleito. Desta forma, o pretenso presidente da OAB cometeu de forma dupla, ilegalidades, o não registro e a divulgação de forma irregular.

Veja a seguir a legislação vigente das eleições da OAB:

Provimento 146/2011 do CFOAB:

Art. 12. Constituem ondutas vedadas, nos termos do art. 133 do
Regulamento Geral, visando a proteger a legitimidade e a normalidade das
eleições:
—————
V – divulgação pela chapa, sob sua responsabilidade, antes das eleições, por
qualquer meio de comunicação, de pesquisa não registrada previamente na
Comissão Eleitoral;”

“VI – no período de 15 (quinze) dias antes das eleições, a divulgação de pesquisa eleitoral, nos termos do art. 133, § 5º, inciso I, do Regulamento Geral;”

É bem sabido que a chapa “Renovar para Mudar” não registrou nenhuma pesquisa na Comissão Eleitoral da OAB, mesmo assim os membros usaram redes sociais e blog para divulgar números que não existem, caracterizando a publicização de forma indireta, o que não caracterizaria a participação efetiva dos membros da chapa no ato. Muito menos fazem de forma direta, pois sabem das punições que estão sujeitos.

A divulgação de forma indireta do suposto empate técnico ocorreu em blogs no último dia 13 de novembro, ou seja, restando exatamente 7 dias para o pleito que ocorre na próxima sexta-feira (20).

Se para conseguir chegar na presidência da OAB, a chapa “Renovar para Mudar”, já está fazendo tudo isso, imagina se chegassem a comandar uma das instituições mais importantes do estado e do país. Infelizmente, eles estão colocando em prática o “vale tudo” pela vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *