Jovem advogado de oposição à OAB faz aliança com Charles Dias, ex-presidente da UDR

Como já era previsto a oposição à atual diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) deve anunciar, na noite desta quinta-feira (01), a aliança entre o pré-candidato à Presidência, Thiago Diaz, e Charles Roberto Dias, em uma chapa única. Com a proximidade das eleições para o Conselho Seccional da OAB-MA e a estagnação nos números das pesquisas, os oposicionistas avaliaram que, isoladamente, não conseguiriam sequer chegar perto das intenções de votos à pré-candidata Valéria Lauande, que lidera com folga a corrida para presidir a entidade. A aposta pode não surtir o efeito desejado. Em nenhuma eleição, há 100% de transferência dos votos de um candidato a outro. Além disso, o próprio levantamento feito pela oposição revela que os três candidatos juntos, Charles Dias, Mozart Baldez e Thiago Diaz, não alcançariam nem a metade das intenções de votos a Lauande.

Acordão

Ontem (30), o pré-candidato Thiago Diaz fez questão de posar para foto ao lado do colega advogado Charles Dias, em um sofisticado estabelecimento de vinhos importados, no Calhau. Os dois já aparecem juntos em material de propaganda de campanha, convidando para um evento hoje, em outro restaurante da Avenida dos Holandeses. Segundo fontes próximas, o advogado Mozart Baldez será o único a sustentar candidatura própria até o final das eleições, previstas para novembro.

Baldez deve faturar a fatia dos advogados que se agora se sentem “traídos” pelo jovem advogado que pregava renovação na OAB, mas se uniu a uma ala da advocacia formada justamente por ex-dirigentes e ex-conselheiros da Ordem, entre eles o advogado e professor João Batista Ericeira, os advogados Luis Augusto Guterres, Moreira Serra, o ex-secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Tamer e o ex-presidente da Fundação da Memória Republicana, Valdênio Caminha, que acaba ser exonerado do cargo a pedido.

Pelo acordo, o neófito Thiago Diaz deverá ser o cabeça de chapa, pois, segundo um dos mentores de sua candidatura, possui reputação menos suscetível aos ataques dos adversários. Diaz vai insistir em defender o lema renovar para todos, ao lado de Charles Dias que disputará a vaga de conselheiro federal. O advogado também é conhecido por ser pecuarista e ter sido ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial, responsável pela vinda do chinês que aplicou um dos maiores golpes no Estado, no conhecido Polo de Confecções de Rosário, além de ter presidido no Maranhão a polêmica UDR, União Democrática Ruralista, que contabiliza mortes no campo, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *