São Luís vai sediar mais uma edição do Festival Varilux de Cinema Francês

Em São Luís, a diretora da Aliança Francesa, Morgane Mabit, não mediu esforços em trazer mais uma edição do Festival Varilux de Cinema Francês, a quarta em solo Ludoviscense. Assim como para o diretor da Bonfilm (produtora responsável pelo Varilux no Brasil) e do Festival, Christian Boudier, Morgane tem o evento “como um dos mais aguardados pelo público, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França nas cidades brasileiras”.

A edição deste ano do evento, que em São Luís acontece de 11 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes (14 filmes em São Luís) em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.

“Por isso a tendência agora é o aumento do público e a procura ainda maior pelo aprendizado da língua, da culinária, dos destinos e até mesmo de uma formação acadêmica e profissional no nosso país, a França. E assim, a Aliança Francesa está cada vez mais oferecendo cursos que facilitam essa aproximação com a nossa Cultura, principalmente com o idioma”, afirmou ainda a diretora em São Luís.

Apenas um mês após o maior evento de cinema do mundo, o Varilux traz para o público maranhense o filme de abertura do festival de Cannes: “De cabeça erguida“, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel.

Propositalmente, esse ano acontece em novo cenário, melhor, uma nova sala de cinema que, imprime ainda mais charme e elegância a qualquer que seja a nacionalidade da sessão. Imaginem como será com as 14 (quatorze) produções francesas.

Pela primeira vez, além de ter um cinema com dedicação exclusiva durante todo o festival, contará com o horário das sessões bem melhor distribuído. É nesse contexto que se apresenta o grande diferencial para essa edição na única capital brasileira fundada pelos franceses.

Os amantes da sétima arte adentrarão a sala do Cine Lume, no bairro Renascença da capital maranhense.

Sob experiente gestão, a do também cineasta Frederico Machado, o cinema sediará o evento em 2015. Frederico e Cine Lume se confundem, são confundidos. Um é a personificação do outro. E juntos exaltam a felicidade de receber o Varilux. “Nós somos realmente privilegiados, pois são todas grandes produções e, que fazem sua pré-estreia no Brasil durante o Festival. São, na maioria, filmes inéditos. Tem longa (metragem) que será exibido em outras salas de cinema, as que não fazem parte do Varilux, somente em Dezembro”, afirma Frederico Machado.

Na programação, também estão confirmados a comédia “Que mal eu fiz a Deus?,de Philippe de Chauveron, fenômeno de bilheteria na França em 2014 com mais de 15 milhões de espectadores; “Gemma Bovery – A vida imita a arte”, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; “Papa ou Maman”, de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; e “Astérix e o Domínio dos Deuses”, de Louis Clichy, primeira animação em computação gráfica e 3D baseada em histórias em quadrinhos.

No coquetel de lançamento que acontecerá no Cine Lume, mas precisamente do Office Tower, dia 09 de Junho às 19h, os entusiastas do cinema francês assistirão a mais um trabalho de Olivier Nakache e Eric Toledano que já levaram mais de 40 milhões de espectadores no mundo ao cinema em 2011, entre os quais 1,1 milhão no Brasil, com o sucesso de bilheteria “Intocáveis”.

Em 2015, participarão do Festival Varilux de Cinema Francês e apresentarão o mais recente trabalho, “Samba”, repetindo dobradinha com o ator Omar Sy, que superou a marca de três milhões de espectadores na França.

Então, fica assim:

 

Festival Varilux de Cinema Francês em São Luís – MA

Cine Lume

Endereço: Avenida Colares Moreira, S/N, Ed. Office Tower – Renascença II, São Luís – MA, 65075-800

Telefone: (98) 3235-4860

 

Coquetel de Lançamento:

Data :09 de junho de 2015

Horário: 19H

Local: Cine Lume – Office Tower – Renascença

Projeção: Samba

 

PROGRAMAÇÃO: de 11 a 17 de junho de 2015.

 

HORÁRIO DAS SESSÕES:

Acesse:

http://cinelume.com.br/varilux2015/

 

Vide:

 

Programação Oficial de São Luís, Lista de Filmes e imagens/divulgação em anexo.

 

Ingressos antecipados: INGRESSOS.COM

Acesse: http://www.ingresso.com/sao-luis/home/local/cinema/cine-lume-renascenca-ii/#/bairro=Renascença_II

 

Programação de Cursos de Francês:

 

Acesse: http://afsaoluis.com.br/site/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *