Falta de gestão na Saúde do Maranhão faz com que Hospital Carlos Macieira faça apenas 8 cirurgias por dia

O Hospital Carlos Macieira (HCM) é considerado de alta complexidade para o SUS, tanto que recebe verba do Governo Federal de acordo com a sua classificação. No entanto na prática não ocorre isso. Isso pode ser percebido, baseado em um mapa de cirurgia repassada por um médico da unidade de saúde que se encontra revoltado com a atual situação do hospital e falta de gestão. De acordo com o documento datado do dia 26/06/2015, apenas oito cirurgias foram realizadas e apenas uma de alta complexidade.

Durante a gestão de Ricardo Murad, este jornalista criticou a farsa da alta complexidade do Hospital Carlos Macieira,  pelo menos naquela época existia uma média de 21 cirurgias por dia, ou seja, mais do que o dobro da atual.

mapahcm

 

Como é possível perceber na imagem postada acima, apenas a primeira cirurgia do dia é de alta complexidade, as demais são procedimentos de média e baixa complexidade.

Em um estado que existe uma grande falha no sistema público de saúde, pode ser considerado um crime o que o atual secretário Marcos Pacheco está fazendo a frente da Secretaria. Deixando de oferecer atendimento a muitos que precisam de procedimentos. Vale lembrar que atualmente existem 10 salas de cirurgias prontas para receber procedimentos e o que fica notório é que mesmo sendo realizadas todas as cirurgias previstas diárias não ocupariam todo centro cirúrgico do HCM.

ricardomuradcirurgias
Mapa de cirurgias no Hospital Carlos Macieira no ano passado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *