Esse ano não terá Arraial da Lagoa, mas tem a volta o Arraial do Ipem

Alegria para uns, tristeza para outros. Esse ano o já tradicional “Arraial da Lagoa da Jansen” não vai mais ocorrer. Alvo de várias reclamações de moradores que residem na região, a festa junina deixará de ocorrer em uma das áreas mais nobres de São Luís. Criado pelo governador Zé Reinaldo Tavares (PSB), o Arraial da Lagoa causava insatisfação aos que moram na redondeza, tanto que  os moradores do entorno, insatisfeitos com questões como lixo, poluição sonora e outros impactos urbanísticos provocados pelos eventos, entraram com ações no Ministério Público.

Se por um lado deixará de acontecer o Arraial da Lagoa, esse ano tem a volta do Arraial do IPEM, que também foi muito tradicional e chegou a ser considerado por anos como a melhor festa junina da capital e com um ambiente familiar. A informação foi confirmada desde março, pelo secretário de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, que não vem medindo esforços para estruturar a nova sede do IPEM no bairro do Calhau. Graças a esses esforço, voltará a ocorrer o Arraial do IPEM, que teve sua primeira festa em meados do anos 80.

O problema é que a festa pode virar alvo de reclamação de moradores. Uma vez que na época que deixou de ocorrer no inicio dos anos 2000, ainda não existia a quantidade de prédios e residências que hoje existem na região. No entanto é necessário lembrar que pelo menos no aspecto limpeza e organização, o IPEM deve levar vantagem em relação ao da Lagoa da Jansen, uma vez que existe uma sede própria e pode haver inclusive maior controle na segurança.

Além dessas mudanças, o Parque Folclórico da Vila Palmeira voltará a sediar, após vários anos, o arraial oficial do Governo estadual. Em obras, o espaço promete ser o maior Arraial de São Luís em 2015.

A programação oficial do São João de São Luís, organizado pela Secretaria estadual de Cultural, está previsto para iniciar no dia 19 de junho e finalizar no dia 29 de junho. Período bem mais curto que dos anos anteriores, mas em tempos de crise, a ordem é cortar gastos.

Este blog tentou contato com assessoria da Secretaria estadual de Cultura para obter mais informações da programação, porém não foi atendido e nem houve retorno.

1 thought on “Esse ano não terá Arraial da Lagoa, mas tem a volta o Arraial do Ipem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *