Reitor Natalino Salgado, Nair Portela, representações estudantis e sindicais debatem sobre segurança pública

Para discutir a questão da segurança pública da Universidade Federal do Maranhão, foi realizada nesta segunda-feira (4), um diálogo entre estudantes e professores do Colégio Universitário (Colun), membros da administração superior da UFMA, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º Grau no Estado do Maranhão (Sintema), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão (Sind-UFMA), Associação dos Servidores da UFMA (Assuma) e da Associação dos Moradores do Sá Viana, do Diretório Central dos Estudantes da UFMA (DCE) e do Núcleo Estudantil da UFMA (Neufma).

Na ocasião, o reitor Natalino Salgado ouviu as demandas de estudantes do Colun e formatou uma nova reunião, marcada para as 8h desta terça-feira (5), entre vários dos presentes desta reunião e o secretário de estado de Segurança Pública, Jefferson Portela. Entre os assuntos a serem discutidos, estão a segurança da comunidade acadêmica dentro e fora do Campus do Bacanga, uma vez que a segurança nos ônibus da capital maranhense, tal como as linhas que fazem rotas para a universidade, estão na pauta.

DSC_0783

A reunião desta segunda-feira marcou a união de vários seguimentos da universidade em prol da discussão destes assuntos e elaboração de estratégias para tornar a Cidade Universitária cada vez mais segura. Alex Kenned Rodrigues, presidente da Associação de Moradores do Sá Viana, mencionou que o problema se encontra, inclusive, no tráfico de drogas que circula pelas comunidades do entorno do campus, afetando jovens e adultos. Em preocupação com a insegurança acadêmica, ficou determinado que eventos festivos como calouradas e ponches estão suspensos até a discussão e proposição de soluções com toda a comunidade acadêmica e entidades envolvidas e responsáveis com a segurança, em audiência pública.

O reitor foi enfático ao tratar a questão. “Identificamos situações em que temos que agir, e agir rápido. A universidade não tem medido esforços para o enfrentamento da violência e insegurança da comunidade acadêmica, assim como ocorreu em outras reuniões e acordos com o secretário de estado de segurança pública em prol da segurança de alunos das unidades do Centro”, disse Natalino Salgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *