Prefeitura inicia capacitação com profissionais de unidades de urgência e emergência

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou nesta quarta-feira (6), na sede do SAMU, uma capacitação dirigida aos profissionais de saúde que atuam na urgência e emergência. A capacitação foi ministrada pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Semus e, nesta primeira fase, contou com a participação de profissionais do Pronto Socorro do Anil e das Unidades Mistas do São Bernardo, Itaqui Bacanga, Coroadinho e Bequimão.

O treinamento em Suporte Básico de Vida, com uso de desfibrilador externo automático (DEA), e Suporte Avançado de Vida, em parada cardiorrespiratória (PCR), repassou noções sobre manobras de reanimação cardiopulmonar e procedimentos a serem seguidos no atendimento cardíaco de emergência. O objetivo é ampliar a qualificação da equipe para atuação no ambiente hospitalar para atender prontamente uma PCR e realizar a desfibrilação, com o uso eficaz do equipamento.

O desfibrilador externo automático é útil e seguro para detectar e tratar disritmias cardíacas, além de diminuir o tempo-resposta no atendimento da parada cardiorrespiratória. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que a capacitação é uma estratégia da Prefeitura de São Luís para qualificar ainda mais a assistência nas urgências, atendidas nas unidades de saúde.

“O treinamento em suporte básico de vida e no uso do DEA influencia positivamente a performance dos profissionais, pois muitas vezes a sobrevivência do paciente depende da competência e instituição imediata das manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Então, os investimentos na capacitação dos profissionais são indispensáveis”, disse.

A capacitação foi a primeira de uma série de treinamentos teóricos e práticos, que vão ser realizados com 257 profissionais da rede de urgência e emergência do Município, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *