“A Ouvidoria é um passo a frente que o TCE está tomando no seu processo de modernização”, diz Washington

Em entrevista exclusiva concedida pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Washington Luiz, é explicitado a importância da Ouvidoria que será instalada a partir de hoje no órgão. O chefe do setor, eleito no último dia 17 de dezembro de 2014, diz que o inicio dos trabalhos marca o processo de modernização do órgão e uma aproximação com a comunidade.

Confira na íntegra a entrevista:

Blog Diego Emir – Qual a importância da ouvidoria para o Tribunal de Contas do Estado?

Washington Oliveira – A Ouvidoria é um passo a frente que o TCE está tomando no seu processo de modernização. Ela tem a capacidade de dialogar com a sociedade e isso é tudo que o Tribunal precisa. Além de acompanhar, fiscalizar e julgar as contas dos gestores públicos, nós precisamos estar mais próximos da população. A Ouvidoria é uma porta para buscar essa aproximação. Nós temos ainda outros mecanismos de abertura junto a sociedade. Teremos uma sala especifica para Ouvidoria, assim como um telefone 0800 e o nosso serviço virtual para que qualquer pessoa entre em contato com o TCE.

O senhor acredita que a Ouvidoria é mais um instrumento de combate a corrupção no Maranhão?

É mais um acessório que o TCE tem para combater a corrupção, a má aplicação dos recursos públicos etc. É preciso que se diga que os problemas da administração pública não é apenas corrupção. É a falta de assessoria, falta de capacitação de técnicos para fazer a prestação de contas corretas. Nós vamos trabalhar de forma pedagógica, através da realização de seminários com as comunidades em parceria com a CGU e TCU. Nós vamos buscar o dialogo com a sociedade. Estaremos próximos de lideranças comunitárias, religiosos, técnicos, membros do judiciário, com todos aqueles que possam ajudam a combater o mau uso dos recursos públicos.

Essa é uma forma de descentralizar o TCE?

Exatamente. Vamos fazer com que os cidadãos tenham acesso à informação. O TCE vai para além da sua sede aqui no Calhau. Vamos para as comunidades, através da realização desses seminários. É importante destacar o papel do presidente Jorge Pavão que é fundamental para instalação da Ouvidoria e modernização do nosso órgão.

Quando surgiu a ideia de criar a Ouvidoria?

A Ouvidoria já existia. Ao final da gestão do ex-presidente Edmar Cutrim, nós (conselheiros) conversamos e avaliamos que era interessante, instalar a Ouvidoria. Eu fui eleito no dia 17 de dezembro de 2014 para ocupar o cargo de ouvidor e a partir daí iniciou-se o processo para instalação desse importante instrumento do TCE.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *