Rafael Leitoa destaca a aprovação da Frente Parlamentar pelo fim dos lixões

O deputado Rafael Leitoa (PDT) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (16), para destacar que o plenário do Legislativo Estadual acaba de aprovar a Resolução 761/2015, que trata da Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões no Estado do Maranhão.

Rafael Leitoa disse que os lixões são um problema grave para o Brasil e para Maranhão, e Assembleia não pode se furtar e debater um tema tão importante, e ajudar os gestores municipais, que ficam com a menor parte dos recursos e com as maiores demandas.

O parlamentar lembrou que o Jornal O Estado do Maranhão fez uma crítica ao Município de São Luís, que também é refém dessa situação crítica, principalmente pelo volume de recursos que é empregado para resolver os graves problemas provocados pelos lixões.

De acordo com Rafael Leitoa, infelizmente São Luís junto com os 216 municípios do Maranhão ainda deram uma solução definitiva para o fim dos lixões. “A Frente Parlamentar vai associar ideias da sociedade civil organizada e tentar resolver o problema”, acredita.

PLANO DE RESÍDUOS

No pronunciamento, Rafael Leitoa registrou que ontem (15) esteve reunido com o companheiro Marcelo Coelho, que colocou sua preocupação com o problema dos lixões, até porque no Maranhão existe um Plano Estadual de Gerenciamento de Resíduos.

Na ocasião, Rafael Leitoa lamentou que o Plano de Resíduos Sólidos nunca passou pela Assembleia, para ser discutido pelos deputados e pela população. “O plano que precisa descer para o interior, conhecer as regiões e necessidade de cada município”, sugeriu.

Na avaliação de Rafael Leitoa, o problema é sério, pois o parlamentar já viu, in loco, os problemas de saúde pública e de segurança provocados pelos lixões existentes nos municípios de Bacabal, Zé Doca, Coroatá, Porto Franco, Imperatriz Caxias e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *