Prefeitura garante transferência de pacientes do Hospital da Criança

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e em parceria com o Governo do Estado, realizou na manhã desta quarta-feira (22), a transferência de 15 pacientes internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e na área verde do Hospital Odorico Amaral de Mattos (Hospital da Criança). Os pacientes foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia, onde estão recebendo a assistência necessária.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, acompanhou todo o procedimento de transferência e disse que o atendimento continuará a ser garantido. “Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos disponibilizando o que há de melhor para essas crianças; por isso, fizemos as transferências e, nesses novos locais, vamos manter a qualidade da assistência”, disse.

O procedimento de transferência contou com o apoio da equipe técnica do Hospital da Criança – entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas – além dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para a remoção das crianças, foram utilizadas quatro ambulâncias equipadas com Unidades de Terapia móveis e dotadas de toda a estrutura necessária para este tipo de transporte.

A secretária Helena também frisou que, até o final desta semana, o atendimento no setor de Emergência no Hospital da Criança está mantido. “Vamos ter uma série de reuniões técnicas, para avaliar como vai ficar o funcionamento da Emergência. Por enquanto, a população ainda pode procurar o Hospital da Criança”, afirmou Helena Duailibe.

No total, 62 crianças foram transferidas para a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Juvêncio Matos e Maternidade Benedito Leite, após o alagamento ocorrido na unidade de saúde no último domingo (19). O prefeito Edivaldo esteve no Hospital da Criança no último domingo e tem acompanhado o processo de transferência. Ele orientou a Secretaria quanto às tomadas de providências para garantir a segurança dos pacientes.

REUNIÃO

Também nesta quarta-feira (22), a secretária municipal de Saúde se reuniu com a equipe da construtora Gomes Sodré, responsável pelas obras de reforma e ampliação do Hospital da Criança. No encontro, a secretária recebeu a informação de que uma galeria – cuja construção estava assegurada no projeto inicial de reforma da unidade de saúde – está finalizada, o que facilitará o escoamento de água no local, afastando a possibilidade de novas inundações.

Segundo a empresa responsável pela obra na unidade, o tempo expirado de vida útil da tubulação, somado ao formato da rede sanitária – cujo esgotamento dos bairros adjacentes passa pela rede do Hospital da Criança – foram os fatores responsáveis pelos alagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *