Fusão do PPS e PSB deve fortalecer o PDT em São Luís

A fusão entre PPS e PSB – praticamente definida – deve trazer mudanças sensíveis no cenário político ludovicense. Hoje os dois partidos são da base aliada do governador Flávio Dino e até janeiro deste ano, o PSB tinha a vice-prefeitura de São Luís, além de manter cargos no secretariado de Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Porém este cenário deve ser totalmente modificado, após a fusão, uma vez que Eliziane Gama é um nome que aparece com chances reais de vitória na disputa municipal em 2016 pelo PPS. Sendo assim, o PSB acabaria incorporando não só as bandeiras do PPS e seus filiados, assim como a candidatura da deputada federal e o desejo de chegar a prefeitura. No entanto, existem aliados do prefeito Edivaldo, tanto no PSB como no PPS, o que causaria conflitos de interesse.

Sem condições de continuarem no mesmo partido que Eliziane Gama, o líder do governo Osmar Filho (PSB) e o secretário de Comunicação, Batista Matos (PPS), devem desembarcar nas próximas semanas no PDT. Ambos devem deixar suas legendas por falta de compatibilidade no projeto político.

O vereador Osmar Filho não corre risco de perda de mandato, uma vez que fora eleito suplente pelo PMDB e desde a sua troca para o PSB, nunca fora questionada sua desfiliação. Já para Batista, a mudança deve trazer menos problemas, uma vez que a sua permanência no PPS vez por outra, ainda causa acaloradas discussões e polêmicas.

Nenhum dos dois, comenta abertamente sobre o assunto. No entanto, convites da direção do PDT já partiram para que ambos se filiem. O autor dos convites foi o presidente municipal da legenda, o deputado federal Weverton Rocha.

A ida de Osmar Filho e Batista Matos deve anteceder a filiação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que ainda mantém em segredo e indefinido o seu futuro.

Vale lembrar que o PSB ainda tem mais dois vereadores na Câmara Municipal, Chaguinhas e Roberto Rocha Júnior, o segundo já mantém uma posição de independência, já o primeiro deve avaliar e também deixar a legenda socialista, no entanto ainda estaria sem rumo.

A fusão entre PPS e PSB vai trazer também benefícios para outras legendas que estão fora dessa discussão, em São Luís o principal beneficiado será o PDT.

Em breve deve ter mais novidades…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *