Othelino participa de Fórum em Defesa da Baixada Maranhense

Os deputados Othelino Neto (PCdoB), presidente interino da Assembleia Legislativa, e Cabo Campos (PP) participaram da 3ª reunião do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, realizada no sábado (14) no auditório Deputado Neiva Moreira do Complexo de Comunicação, para discutir as dificuldades enfrentadas pela população da região.

Para Othelino, a Baixada é uma das localidades mais bonitas do Estado com disponibilidade hídrica durante um período do ano muito grande e, ao mesmo tempo, contraditoriamente, é uma das mais pobres.

O parlamentar avaliou a importância do evento para reverter os indicadores negativos da Baixada. “Esse fórum é muito importante, porque através dele a sociedade se organiza e tem um interlocutor junto ao poder publico para que possa começar a melhorar a condição de vida do povo da baixada maranhense, para que haja, principalmente, um equilíbrio”.

Neste mesmo sentido, o deputado Cabo Campos disse que a região possui potencialidades maravilhosas, da culinária à pesca e ao turismo, mas, infelizmente, com todas essas riquezas, continua o problema do IDH.

 PROBLEMAS 

Localizada na Amazônia Legal, a baixada maranhense se estende por mais de 20 mil km² e abrange 21 municípios. Por estar em uma zona de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, com influência dos ambientes costeiros e marinhos, a região é rica em recursos naturais.

Para se ter uma ideia, a baixada representa o maior conjunto de bacias lacustres do nordeste. Mesmo diante de tamanha potencialidade, a população ainda vive sérios problemas. Por isso, a necessidade de construir um local para discutir a realidade da baixada.

Flávio Braga, coordenador do Fórum, explica que apesar de uma região potencialmente rica, a população do local ainda é muito carente e sofre, principalmente, com a estiagem anual que, segundo ele, já se tornou uma calamidade pública.

DIQUES

Outro tema discutido no Fórum foi a construção dos Diques da Baixada, uma obra que pretende beneficiar 260 famílias em 11 municípios da região, acumulando cerca de 600 milhões de m³ d’água. A obra contratada pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), está estimada em 2 milhões de reais.

O superintendente do Sebrae-MA lembrou que está em planejamento um projeto de desenvolvimento territorial integrado para região e observou que as potencialidades da região precisam ser melhor aproveitadas.

“Se nós aproveitarmos as potencialidades locais e conciliarmos isso com noção de tecnologias sociais, com orientação para gestão, comercialização, para uma produção mais técnica, a gente pode perfeitamente estabelecer uma relação de virtude no crescimento desses “baixadeiros” que, a partir daí, vai gerar mais renda, o que tende a melhorar a qualidade de vida”, afirmou João Martins, superintende do Sebrae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *