​Serviço de Nefrologia do HU-UFMA promove ação no Dia Mundial do Rim

Ação educativa, que acontecerá no dia 12 de março, orientará sobre a prevenção de doenças renais. Evento é promovido pelo Serviço de Nefrologia do HU-UFMA e a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a Doença Renal Crônica (DRC) atinge 10% da população mundial, sendo que 70% dos pacientes em diálise descobrem a doença renal tardiamente. A melhor postura para combater esse grande problema de saúde pública é a prevenção, em virtude disso o Serviço de Nefrologia do HU-UFMA e a Sociedade Brasileira de Nefrologia realizarão, no dia 12 de março, o Dia Mundial do Rim em São Luís.

Com o tema “Rins saudáveis” o foco este ano é alertar a população com relação a adoção de hábitos saudáveis para evitar doenças renais, como: ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.

A ação educativa acontecerá na área de marcação de consultas do HU-UFMA, das 8h às 15h, com distribuição de panfletos explicativos, mostrando os cuidados que se deve ter com os rins, orientações ao público prestadas pelos profissionais da equipe multidisciplinar do Serviço de Nefrologia do HU-UFMA, além de aferição de pressão e avaliação de medidas antropométricas (verificação do peso corporal, altura e circunferência abdominal, que tem como objetivos acompanhar a evolução de doenças).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *