Jorge Pavão será o novo presidente do TCE-MA

Ocorre na próxima quarta-feira (17), a eleição para escolha do novo presidente, vice-presidente, corregedor e ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) para o biênio 2015/2016. No entanto esta só servirá para cumprir um ritual, uma vez que os nomes para os cargos já foram todos definidos entre os próprios conselheiros.


Atualmente o TCE tem sete conselheiros, o atual presidente Edmar Cutrim ficará de fora da Mesa Diretora, após quatro anos seguidos como presidente da Casa. No entanto ele desejava pegar um dos cargos, porém com sua imagem arranhada os demais conselheiros decidiram deixar Cutrim fora de cena pelos próximos dois anos.

Dessa forma, Jorge Pavão será o presidente, Caldas Furtado o vice-presidente, Nonato Lago o corregedor geral e Washington Oliveira ouvidor.

Os dois últimos foram considerados surpresas, uma vez que Nonato o membro mais antigo da Casa se aposentará compulsoriamente antes do fim do biênio 2015/2016 e Washington por ser o mais recente no TCE, porém com seu poder de articulação e sua influência já alcançará o status de ouvidor.

Após o anúncio dos escolhidos os conselheiros eleitos para os referidos cargos tomarão posse imediata, sendo que os exercícios dos mandatos terão início a partir de 1º de janeiro de 2015.


Histórico 

Jorge Pavão já foi presidente do TCE entre os anos de 2003/2004, seu retorno ao comandado da Casa é muito bem vista por funcionários e pela classe política, que esperam uma moralização do órgão que vem sendo usado constantemente acusado de favorecer a interesses políticos.

Pavã já foi deputado estadual, prefeito de Santa Helena e secretário de Estado, terá a importante missão de dirigir os trabalhos e superintender a ordem e a disciplina do Tribunal, além de representar a Corte de Contas em suas relações externas e atender a pedidos de informações recebidos dos Poderes Públicos do Estado e dos Municípios, quando nos limites de sua competência, dando ciência ao TCE-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *